Ministro Renan Filho - Foto: Diego Campos / Secom / PR
Titular dos Transportes detalha o novo processo para obtenção da Carteira de Habilitação durante o “Bom Dia, Ministro”. Provas práticas atualizadas, serviços pelo aplicativo, aulas mais flexíveis e custo até 80% menor caracterizam a nova.
O ministro Renan Filho (Transportes) detalhou nesta quarta-feira, 10 de dezembro, as mudanças já em vigor no processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As novas regras tornam o procedimento mais simples, digital, rápido e até 80% mais barato para os brasileiros. A ideia é ampliar o acesso à habilitação em todo o país.
“Cada cidadão vai contratar o que precisa. Vai fazer uma negociação com a autoescola, com o instrutor autônomo. Depois das aulas práticas, vai solicitar para fazer a prova prática no Detran, que também já está valendo, com parametrização nova. Aprovado na prova prática, vai receber imediatamente a CNH digital”, explicou Renan Filho, durante participação no programa Bom Dia, Ministro.
Todo o processo de formação já pode ser iniciado pelo aplicativo CNH do Brasil, nova versão do aplicativo CNH Digital, integrado ao Gov.br. Pelo aplicativo, o cidadão realiza gratuitamente o curso teórico, etapa que antes exigia 45 horas presenciais em autoescola. Somente na terça-feira, 9 de dezembro, mais de 31 mil pessoas começaram o curso, de acordo com Renan Filho.
JÁ ESTÁ VALENDO — O ministro reforçou que todas as mudanças já estão em vigor. “As mudanças estão todas, sem exceção, valendo. A do Bom Condutor está valendo. A redução de preços dos psicólogos e dos médicos também já está. Não ser obrigado a comprar carteira física se o cidadão não quiser já está valendo. E o fim da obrigatoriedade das autoescolas já está valendo”, concluiu. Parte das mudanças foi implementada a partir da regulamentação de uma Resolução do Contran. As outras estão em Medida Provisória editada pelo Governo Federal e publicada nesta quarta no Diário Oficial da União.
AUTONOMIA — Após concluir o conteúdo teórico no aplicativo, o candidato deve comparecer ao Detran para fazer a biometria, tirar a fotografia e agendar a prova teórica. Aprovado, passa a ter duas opções para aulas práticas: contratar uma autoescola ou escolher um instrutor autônomo credenciado. “Agora você pode contratar um instrutor autônomo. Vai aumentar gradualmente a quantidade de pessoas que serão instrutores autônomos. Eles vão daqui a pouco chegar em todas as cidades do Brasil, que farão curso, se credenciarão ao DETRAN”, explicou o ministro.
“O cidadão agora tem alternativas. Essas alternativas vão melhorar a formação de condutores e facilitar a vida das pessoas. Vai desburocratizar, digitalizar, modernizar o processo”
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A Câmara Municipal de Cabedelo aprovou ontem, terça-feira (9), o projeto enviado pelo Executivo municipal…
O Flamengo passou pelo seu primeiro desafio no Catar! O time comandado por Filipe Luís…
A Justiça converteu, nesta quarta-feira (10), em preventiva a prisão em flagrante do policial militar…
Na manhã desta quarta-feira (10), durante solenidade de anúncio de seleção do Novo PAC 2025,…
O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) criticou a aprovação do chamado “PL da dosimetria”…
O Ministério Público da Paraíba instaurou o Procedimento Administrativo de Acompanhamento de Políticas Públicas nº…