A Paraíba o tempo todo  |

Itamaraty é alvo de ataque hacker

O sistema de comunicação interno do Itamaraty, que serve ao Ministério das Relações Exteriores e também às embaixadas brasileiras ao redor do mundo, foi alvo de um ataque de hackers, especialistas em informática que invadem outros computadores com objetivos ilícitos. Diante da ofensiva cibernética, o sistema do Itamaraty foi resetado e técnicos da pasta trabalham para restabelecê-lo.

A Polícia Federal (PF) e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) foram acionados para investigar a origem e os autores do ataque virtual contra a chancelaria brasileira. A assessoria do Itamaraty ainda não informou quais prejuízos foram registrados.

Em abril, o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apurou denúncias de espionagem estrangeira no Brasil apontou que o país apresenta “vulnerabilidade” e “despreparo” em segurança cibernética.

A CPI da Espionagem foi instalada no Senado depois de vir à tona uma série de denúncias de que agências de inteligência dos Estados Unidos teriam espionado e-mails, telefonemas e dados digitais de autoridades e cidadãos brasileiros, entre os quais a própria presidente Dilma. O monitoramento ilegal das agências de inteligência norte-americanas veio à tona por meio de denúncias do ex-prestador de serviços da NSA Edward Snowden.

Ao final dos trabalhos da CPI, o relator da comissão, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), cobrou mais investimentos do poder público em ações de contrainteligência, como são chamadas medidas tomadas por Estados ou organizações com o intuito de proteger informações estratégicas e atividades de inteligência de outras nações e organizações.

 

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe