Categorias: Brasil

Internautas que comprovarem fake news podem ganhar U$ 100 mil

PUBLICIDADE

Um tsunami de fake news. É assim que a Avaaz -movimento de pessoas que se mobilizam em torno de temas importantes para a humanidade- avalia o cenário do período pré-eleitoral, no segundo turno. 

Dezenas de notícias falsas atingiram milhões de brasileiros após o primeiro turno das eleições, algumas das quais alimentadas por candidatos, segundo levantamento feito pela organização. 

A ameaça de uma eleição decidida com base em fake news fez a Avaaz lançar uma campanha contra a prática de disseminação deste tipo de notícia e violação às leis eleitorais. 

“Ataques coordenados estão envenenando as eleições por toda parte, desestabilizando a democracia. Os brasileiros têm o direito de saber se os candidatos respeitaram a lei antes de votar. Independente de quem vença, todos perdem se mentiras ilegais decidirem quem será o próximo presidente do Brasil”, diz Emma Ruby-Sachs, vice-diretora executiva da Avaaz.

A ideia é identificar casos intencionais que possam ter partido de um dos candidatos à Presidência. Serão premiadas três pessoas com US$ 100 mil cada que denunciarem casos de fake news e violação às leis eleitorais.

A campanha, que foi lançada no Twitter na quinta-feira (18), terá duração de seis meses, com término previsto para 28 de abril do próximo ano. O prazo se deve à possibilidade de surgirem denúncias após o período eleitoral, segundo explica o coordenador de campanhas da Avaaz, Diego Casaes. 

“As fake news invadiram o espaço eleitoral. O brasileiro está muito ciente do que são as fake news. Então, vamos elevar à consciência do cidadão que espalhar notícia falsa é ilegal e pode influenciar o resultado de uma eleição”, afirma Diego.

As denúncias poderão ser enviadas através do site www.avaaz.org/eleicoesleaks. “É um endereço seguro, que não identifica nenhum dado do denunciante, nem mesmo o IP do computador de onde partiu a mensagem”, diz o coordenador.

Uma equipe formada por jornalistas investigativos, especialistas em redes sociais, cientistas de dados, pesquisadores e advogados da área do direito eleitoral vão rastrear campanhas de desinformação e relatar atividades ilegais nos últimos dias da eleição. 

“O trabalho será desenvolvido na sede da Avaaz no Brasil. Caberá ao grupo identificar se a informação é verificável e a sua credibilidade. No caso de constatação de prática de fake news, a denúncia será encaminhada à Justiça para análise e providências”, explica Diego.

Notícias ao Minuto

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Trens urbanos de João Pessoa não irão circular no feriado do Dia do Trabalhador

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa divulgou um comunicado nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Vice-governador Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Operação da Polícia Civil no Cariri prende quatro suspeitos e apreende armas e munições

Uma ação conjunta da Polícia Civil da Paraíba, com equipes da Delegacia de São João…

29 de abril de 2024

Caminhão tomba e motorista fica ferido, na BR-230 em Campina Grande

Um acidente envolvendo um caminhão deixou o motorista ferido e parcialmente interditou a BR-230, em…

29 de abril de 2024

Procon de Campina Grande apreende mais de 75 produtos vencidos em mercadinho no bairro das Cidades

Mais de 75 produtos alimentícios com data de validade vencida foram retirados pelo Procon de…

29 de abril de 2024

Casa de shows em João Pessoa é interditada pelos Bombeiros após desabamento durante festa

Uma casa de shows localizada no bairro do Portal do Sol, em João Pessoa, foi…

29 de abril de 2024