Incêndios atingem milhares de hectares em parques de Minas Gerais

PUBLICIDADE

Ao menos sete unidades de conservação de Minas Gerais estão sofrendo com incêndios nos últimos dias. No Parque Nacional da Serra do Cipó, em Santana do Riacho, a cerca de 120 quilômetros de Belo Horizonte, o fogo começou no domingo (28) e, segundo o ICMBio atingiu mais de 6 mil hectares, sendo 5.879 hectares de área atingida na APA Morro da Pedreira e 478 hectares no Parque Nacional da Serra do Cipó, e mais 49 hectares de um foco que saiu da APA em direção ao parque.

Brigadistas do ICMBio, voluntários e militares do Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais (CBMG) controlaram o incêndio na noite de terça-feira (20). Os trabalhos agora são de monitoramento, extinção de focos e vigilância. Ainda existem áreas com riscos altos de reignição.

A operação tem 51 brigadistas apoiados por dois aviões do tipo air-tractor e um helicóptero disponibilizados pela força-tarefa Previncêndio.
Os primeiros focos de incêndios foram localizados na altura do km 120 da Rodovia MG-010 e se espalharam pela região da Serra do Espinhaço, atingindo unidades de conservação geridos pelo Núcleo de Gestão Integrado Cipó-Pedreira, como a Área de Proteção Ambiental Morro da Pedreira e o Parque Nacional da Serra do Cipó.

O ICMBio informou que todas as portarias do parque nacional foram fechadas e a visitação está suspensa. A medida foi tomada por questões de segurança e para que o órgão possa se dedicar a combater o incêndio.

O instituto explica que o período de estiagem tem temperaturas altas e umidade baixa, o que favorece a propagação das chamas. O uso de fogo nesta época é proibido. As suspeitas são de que o incêndio foi causado por ação humana. A Polícia Civil está investigando o caso.

Na Serra da Moeda, os trabalhos estão no terceiro dia. Na terça-feira, as equipes fizeram uma inspeção na região e combateram focos de fogo próximos às residências. O trabalho envolve mais de 30 pessoas, entre militares e brigadistas. Um avião é usado para eliminar as chamas.

No Parque Estadual Serra do Brigadeiro, na região da Zona da Mata, um incêndio de grandes proporções está sendo combatido desde domingo (18). O Corpo de Bombeiros de Viçosa esteve no local e verificou chamas intensas avançando em direção ao parque. Foi montado um posto de comando no município de Araponga e 35 pessoas estão mobilizadas na operação, entre militares dos bombeiros e policiais.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as operações continuam ao longo da semana, e o combate é dificultado devido aos fortes ventos da região, às altas temperaturas e a dificuldade da topografia do terreno do parque. Todos os deslocamentos para envio de tropas são realizados por meio de aeronaves.

Redação com Agência Brasil

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Jovem de 18 anos é morto a tiros em via pública no bairro Colinas do Sul, em JP

Um jovem de 18 anos foi executado a tiros na manhã desta segunda-feira (15), no…

15 de dezembro de 2025

Partido Agir deixa cargos na gestão de Cícero Lucena em JP e em carta aberta anuncia apoio a Lucas Ribeiro em 2026

O partido AGIR anunciou, nesta segunda-feira (15), a saída de todos os cargos ocupados por…

15 de dezembro de 2025

Prefeitura de João Pessoa avalia nesta segunda-feira se recorre ao STF após decisão que derrubou a flexibilização da Lei do Gabarito

A Prefeitura de João Pessoa se reúne nesta segunda-feira (15) para decidir se vai recorrer…

15 de dezembro de 2025

PRF realiza duas ações contra falsidade ideológica em Bayeux e Cajazeiras

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba realizou duas importantes ações na última sexta-feira (12),…

15 de dezembro de 2025

Zezé Di Camargo pede que SBT não coloque no ar o seu especial de Natal após presença de Lula em evento

O cantor Zezé Di Camargo anunciou nas redes sociais, na madrugada desta segunda-feira (15), que…

15 de dezembro de 2025

Presidente da Câmara de Bayeux passa por cirurgia após acidente e família reforça pedido por doações de sangue

O presidente da Câmara Municipal de Bayeux, vereador Adriano Martins, foi submetido nesse domingo (14)…

15 de dezembro de 2025