Categorias: Brasil

Guerra urbana

PUBLICIDADE

Nos últimos dias, lembrei-me de um fato que se tornou emblemático em minha família. Quando minha irmã era criança, ao fazer uma traquinagem, minha mãe colocou-a de castigo e disse: “– Você vai fica ai pensando no que é certo e no que é errado”. Ao voltar pra liberá-la perguntou se já havia pensado, e ela de pronto, na filosofia dos seus cinco anos, respondeu: “– Pensei. Mas, o que é certo está errado, e o que é errado está certo!”

O Rio de Janeiro passou muito tempo com esse lema – “O que é certo está errado, e o que é errado está certo” -. Em nome de uma pseudo ‘bandeira dos direitos humanos’ as autoridades deixaram que os cidadãos passassem a ter seus direitos cerceados, enquanto a bandidagem tinha todos a liberdade para cometer seus delitos.

Após um século de sucessíveis erros políticos administrativos, onde prevaleceu sempre a “teoria do caos”, quanto pior melhor – quanto mais necessitada e ignorante a população mais fácil de vender o voto -, foi possível assistirmos, na última semana, pela primeira vez, uma reação do estado aos atos de vandalismo, barbárie dos marginais no Rio de Janeiro.

Precisou a violência chegar a índices alarmantes, uma guerra urbana, que ameaçasse os seus familiares, além de uma olimpíada à porta, para que governantes se dispusessem a ter uma reação, onde, na verdade, deveria ter sido, há muito tempo, uma ação. Só assim entenderam o velho provérbio: “Se queres paz, prepara-te para guerra”.

O fato é que a reação era mais do que necessária, mas o que fazer agora? A guerra a qual temos que nos preparar é a dos factóides oportunistas criados por irresponsáveis que pensam unicamente nos ‘seus filhos’ e esquecem os ‘filhos dos outros’.

O Brasil não consegue tomar conta de suas fronteiras. As drogas, as armas e a ligação com as FARC acontecem através delas. O Polígono da Maconha se estabelece em uma região onde a ausência do estado sempre foi proeminente, abastecendo o tráfigo dos grandes centros.

A polícia do Rio não tem contingente suficiente para manter a ocupação por muito tempo sem que prejudique a segurança de outros pontos da cidade. Os policiais são mal remunerados e, na sua maioria, mal treinados. Existe corrupção acentuada na polícia. As UPP´s não resolvem os problemas de segurança em curto prazo. A comunidade precisa de educação, escolas, creches e, sobretudo, cursos profissionalizantes. As favelas precisam de reurbanização, de infra-estrutura básica.

A palavra favela significa originalmente uma árvore pequena com galhos distribuídos de forma irregular. O tronco e as folhas são cheios de espinhos cuja furada queima como uma ferroada de abelha ou maribondo provocando inflamações dolorosas. Depois do advento da guerra de Canudos, este nome passou a designar as comunidades dos morros cariocas e depois em outras cidades. Apesar de hoje o nome ter outro significado, carrega as mesmas características de ter galhos distribuídos de forma irregular e cheios de espinhos que furam queimando.

“Pra população, bandido bom é bandido morto!”
 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

No Marizão, Sousa conquista primeira vitória na Série D do Brasileirão

Precisando conquistar a primeira vitória no Campeonato Brasileiro, o Sousa entrou em campo na tarde…

12 de maio de 2024

Paraíba inicia semana com mais de 460 oportunidades de trabalho em 11 municípios; saiba quais

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB), a partir desta segunda-feira (13), disponibiliza 461…

12 de maio de 2024

MENINGITE: adolescente internada com suspeita da doença morre em Campina Grande; PB já registrou 18 casos em 2024

Morreu no Hospital de Trauma de Campina Grande a adolescente de 12 anos que internada…

12 de maio de 2024

Treze goleia fora de casa e se mantém invicto na Serie D do Brasileirão

Ainda sem perder na Série D do Campeonato Brasileiro, o Treze foi ao Ceará na…

12 de maio de 2024

Veículo sai da pista, capota e motorista morre em acidente no Sertão

Um grave acidente registrado neste domingo deixou um homem morto após o veículo que ele…

12 de maio de 2024

Polícia prende homem portando espingarda calibre 12 em bairro da Zona Sul da Capital

Na madrugada deste domingo (12), equipes da Força Tática do 5° BPM realizaram a prisão…

12 de maio de 2024