Categorias: Brasil

Groupon, ClickOn e Peixe Urbano são autuados pelo Procon

O Procon-SP divulgou ontem que autuou três sites de compras coletivas por descumprirem o Código de Defesa do Consumidor, no início deste mês.

O Groupon, ClickOn e Peixe Urbano são acusados de não garantirem a qualidade dos serviços oferecidos, se negarem a devolver valores nos casos de não prestação do serviço, informarem percentual de desconto incorreto, entre outros problemas.

Além deles, onze estabelecimentos que vendem produtos e serviços por meio dos sites foram autuados.

“A equipe de fiscalização constatou nos estabelecimentos físicos, dentre outras condutas irregulares, ausência ou inadequação na informação de preço, o que impossibilita ao consumidor comparar o preço ofertado no site e o preço praticado no estabelecimento; alteração dos preços anunciados no período da promoção divulgada nos sites; e negativa de devolução de valores nos casos de não prestação do serviço”, diz em nota.

Segundo a fundação, as empresas responderão a processos administrativos, sendo assegurada a ampla defesa. Caso condenadas, as multas podem variar de R$ 400 a R$ 6 milhões.

De acordo com o Procon, as irregularidades foram verificadas por meio de análise das informações anunciadas nos sites de compras coletivas e também nos estabelecimentos que oferecem os produtos e serviços.

O órgão de defesa do consumidor registrou 767 atendimentos relacionados aos sites de compras coletivas entre janeiro e setembro deste ano.

Empresas acionam área jurídica

O Groupon informou que “encaminhará a resposta através de seu departamento jurídico dentro do prazo legal estipulado, assim como os argumentos de defesa os quais serão apresentados quando necessários e reforça a solidez e compromisso em oferecer produtos e serviços de qualidade para todos os consumidores.”

Já o Peixe Urbano declarou que o caso está sob análise do departamento jurídico. “Nós continuaremos investindo para melhorar cada vez mais a experiência dos nossos usuários, visando estar não apenas em cumprimento com a legislação, mas fazer ainda mais do que o esperado colocando sempre os interesses e a satisfação dos nossos usuários e parceiros em primeiro lugar”.

O ClickOn disse que cumpre com todas as normas de defesa do consumidor, “mas o desafio, nesta etapa de consolidação do segmento, é garantir que nossos parceiros também as cumpram”.

De acordo com a empresa, foi desenvolvido um “sistema de análise bastante rigoroso para aprovação das ofertas que são publicadas”. Entre as etapas, cita a assistência aos consumidores na hipótese de descumprimento da oferta pelo parceiro.

 

 

AF

Últimas notícias

Passageiros são presos com carga irregular de iPhones e iPads no Aeroporto Castro Pinto

A Polícia Federal realizou, na noite dessa quinta-feira (12), uma operação de fiscalização no Aeroporto…

13 de fevereiro de 2026

Secretaria de Bem-Estar Animal restringe acesso ao Hospital Veterinário após confusão com vereador

A Secretaria Municipal de Bem-Estar e Proteção Animal de João Pessoa publicou, na noite dessa…

13 de fevereiro de 2026

Polícia Civil desarticula organização criminosa e prende suspeitos de homicídios em JP

A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia Especializada de Crimes Contra Pessoa (DCCPES),…

13 de fevereiro de 2026

Corpo de homem é encontrado às margens da BR-101 em João Pessoa

Um corpo foi localizado na manhã desta sexta-feira (13) às margens da BR-101, na entrada…

13 de fevereiro de 2026

Vereador de Santa Rita seguirá preso apesar de revogação de preventiva, entenda

O vereador Wagner Lucindo de Souza, de Santa Rita, permanecerá preso mesmo após a revogação…

13 de fevereiro de 2026

Mídia nacional detalha articulação de Hugo com Lula para a aprovação do fim da Escala 6×1

A coluna da jornalista Denise Rothenburg do jornal Correio Brasiliense desta semana, trouxe detalhes de…

13 de fevereiro de 2026