Categorias: Brasil

Golpe com marca de perfumes no WhatsApp atinge 40 mil pessoas

PUBLICIDADE

Com a aproximação do Natal, das festividades de fim de ano e o aumento de compras online, sobem também o número de golpes que envolvem promoções. O dfndr lab, da empresa de cibersegurança PSafe, acompanhou uma nova modalidade de golpe que envolve a marca O Boticário. A falcatrua é complexa e convence usuários a fornecerem seus dados e compartilharem o golpe com amigos, aumentando o potencial de infecção.

A ação consiste em uma mensagem mentirosa que promete uma lista de itens gratuitos da marca para os usuários que fornecerem seus dados e compartilharem a promoção com familiares e amigos. O dfndr lab alerta para o caráter de refinamento do sistema. Isso porque há uma série de dados usados para convencer o usuário. O criminoso, com um banco de dados provavelmente vazado na internet, tem acesso ao telefone e nome do usuário, de forma que a mensagem já chega aos incautos totalmente personalizada.

Imagem que convida usuários a compartilharem links para convidar outros amigos (Foto: Dfndr Lab)

Assim, a pessoa recebe uma mensagem com um link para se inscrever. Aqui, é convidada a fornecer CPF, nome e endereço e depois compartilhar outro link com os amigos. Dessa forma, o hacker levanta outro banco de dados, que pode ser usado para outros golpes.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

 

“Esse é um golpe diferenciado e o cibercriminoso de fato teve muito trabalho. A checagem de CPF e o cadastro das lojas o torna muito similar a uma promoção real da marca e, dessa forma, é extremamente difícil para um usuário sem conhecimento técnico identificá-lo como falso”, explica Emilio Simoni, diretor do dfndr lab. “Com o aumento da sofisticação dos golpes, apenas tomar cuidados básicos não será mais suficiente para se proteger”.

O link compartilhado para convidar amigos também tem um alto refinamento. O hacker programou o sistema para indicar com nome a pessoa de quem você recebe a falsa promoção com “Convidado por NOME”. Isso dá todo um ar de validação ainda maior para o golpe.

 

Convite é personalizado com o nome de quem mandou (Foto: Dfndr Lab)

“Portanto, é essencial que as pessoas levem a segurança de seus dados muito a sério, usem uma solução de proteção em seus smartphones e sempre consultem se a promoção existe nos canais oficiais ou em sites de checagem de links”, recomenda Simoni.

Uma das dicas para perceber, por exemplo, que o link é falso é reparar que O Boticário geralmente usa links “.com.be” não “.me” ou “.xyz” como estão nas mensagens. Contudo, caso você queira verificar se um link é falso ou não, também pode consultar a ferramenta de links no site do laboratório.

Segundo dados do dfndr lab, golpes semelhantes a esse foram responsáveis por 43,8 milhões de detecções somente no terceiro trimestre de 2018, o que corresponde a cinco detecções por segundo. As informações são do portal canaltech.

 

Redação

 

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Incêndio de grandes proporções deixa moradores em alerta, no bairro Alto do Mateus, em João Pessoa

Um incêndio de grandes proporções foi registrado, no início da manhã de hoje (03), em…

3 de maio de 2024

Prefeito Emerson Panta lança São João de Santa Rita 2024 com atrações inéditas

Evento promete movimentar a economia local e celebrar tradições juninas com uma programação diversificada O…

3 de maio de 2024

Jornalista é alvo de espancamento na Praça da Paz, no bairro dos Bancários

O jornalista Ulisses Barbosa, 59 anos, foi alvo de espancamento, na noite de ontem (02),…

3 de maio de 2024

Veja a relação dos 35 celulares que vão parar de funcionar no WhatsApp

Por meio de comunicado oficial, o WhatsApp anunciou uma grande de lista de celulares Android…

3 de maio de 2024

Vereador cita que na CMCG existe ´Camaleônicos´ e lembra que colegas que tentaram destruir Romero hoje o abraçam

Em depoimento ontem (02), na Tribuna da Câmara Municipal de Campina Grande o vereador Alexandre…

3 de maio de 2024

PM da PB apreendeu 214 armas de fogo e capturou 194 foragidos em abril

Um balanço da Polícia Militar divulgado na noite de ontem (02), revelou que no mês…

3 de maio de 2024