Categorias: Brasil

Golpe com marca de perfumes no WhatsApp atinge 40 mil pessoas

PUBLICIDADE

Com a aproximação do Natal, das festividades de fim de ano e o aumento de compras online, sobem também o número de golpes que envolvem promoções. O dfndr lab, da empresa de cibersegurança PSafe, acompanhou uma nova modalidade de golpe que envolve a marca O Boticário. A falcatrua é complexa e convence usuários a fornecerem seus dados e compartilharem o golpe com amigos, aumentando o potencial de infecção.

A ação consiste em uma mensagem mentirosa que promete uma lista de itens gratuitos da marca para os usuários que fornecerem seus dados e compartilharem a promoção com familiares e amigos. O dfndr lab alerta para o caráter de refinamento do sistema. Isso porque há uma série de dados usados para convencer o usuário. O criminoso, com um banco de dados provavelmente vazado na internet, tem acesso ao telefone e nome do usuário, de forma que a mensagem já chega aos incautos totalmente personalizada.

Imagem que convida usuários a compartilharem links para convidar outros amigos (Foto: Dfndr Lab)

Assim, a pessoa recebe uma mensagem com um link para se inscrever. Aqui, é convidada a fornecer CPF, nome e endereço e depois compartilhar outro link com os amigos. Dessa forma, o hacker levanta outro banco de dados, que pode ser usado para outros golpes.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

 

“Esse é um golpe diferenciado e o cibercriminoso de fato teve muito trabalho. A checagem de CPF e o cadastro das lojas o torna muito similar a uma promoção real da marca e, dessa forma, é extremamente difícil para um usuário sem conhecimento técnico identificá-lo como falso”, explica Emilio Simoni, diretor do dfndr lab. “Com o aumento da sofisticação dos golpes, apenas tomar cuidados básicos não será mais suficiente para se proteger”.

O link compartilhado para convidar amigos também tem um alto refinamento. O hacker programou o sistema para indicar com nome a pessoa de quem você recebe a falsa promoção com “Convidado por NOME”. Isso dá todo um ar de validação ainda maior para o golpe.

 

Convite é personalizado com o nome de quem mandou (Foto: Dfndr Lab)

“Portanto, é essencial que as pessoas levem a segurança de seus dados muito a sério, usem uma solução de proteção em seus smartphones e sempre consultem se a promoção existe nos canais oficiais ou em sites de checagem de links”, recomenda Simoni.

Uma das dicas para perceber, por exemplo, que o link é falso é reparar que O Boticário geralmente usa links “.com.be” não “.me” ou “.xyz” como estão nas mensagens. Contudo, caso você queira verificar se um link é falso ou não, também pode consultar a ferramenta de links no site do laboratório.

Segundo dados do dfndr lab, golpes semelhantes a esse foram responsáveis por 43,8 milhões de detecções somente no terceiro trimestre de 2018, o que corresponde a cinco detecções por segundo. As informações são do portal canaltech.

 

Redação

 

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Em clássico, Fluminense e Vasco travam 1ª jogo da semifinal pela Copa do Brasil

Será um clássico carioca de “tirar o fôlego”. Uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro…

11 de dezembro de 2025

Presidente do PT da PB faz convocação para atos contra redução de penas do 8 de Janeiro

A presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba, deputada Cida Ramos, anunciou nesta…

11 de dezembro de 2025

TCE-PB aprova contas de 2024 do governador João Azevedo

Em sessão extraordinária, realizada na manhã desta quinta-feira (11), o Pleno do Tribunal de Contas…

11 de dezembro de 2025

TRE-PB adia para segunda-feira julgamento de embargos sobre cassação do prefeito de Cabedelo

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) adiou para a próxima segunda-feira, 15 de dezembro,…

11 de dezembro de 2025

Cícero evita comentar possibilidade de Pedro Cunha Lima ocupar vaga de vice-governador nas eleições 2026

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), voltou a evitar falar diretamente sobre a…

11 de dezembro de 2025

“Eu tomarei a decisão”, diz Lula sobre PL da Dosimetria, que reduz pena de Bolsonaro, quando texto chegar ao Executivo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira (11) que só decidirá se…

11 de dezembro de 2025