Categorias: Brasil

Forças Armadas deixam a Rocinha

PUBLICIDADE

 As Forças Armadas começaram a deixar a comunidade da Rocinha por volta das 3h30 na madrugada desta sexta-feira (29). Após uma semana na comunidade, em meio a uma guerra entre facções rivais, cerca de mil homens devem ser retirados do local.
Os primeiros a sair foram os fuzileiros navais. Ainda há militares na favela, que devem sair aos poucos ao longo do dia.

Apesar da afirmação do ministro da Defesa Raul Jungmann de que a situação na Rocinha estaria estabilizada, um confronto entre criminosos e PMs deixou um suspeito morto na localidade Vila Verde da comunidade na noite da última quinta-feira (28).

Na quinta-feira (28), o ministro da Defesa Raul Jungmann anunciou que o cerco das Forças Armadas na Rocinha começaria a ser desfeito na sexta. Em entrevista exclusiva ao RJTV, ele disse que está satisfeito com a atuação e que o objetivo do Governo Federal era acabar com a guerra que levava terror aos moradores, não a prisão de bandidos – pois isso cabe à polícia.

“Nós temos, eu diria, um bom número de operações que já estão engatilhadas, estão planejadas, estão prontas. Nós vamos ter a capacidade de chegar a qualquer comunidade entre uma e duas horas porque estamos, a partir de então, com tropas de plantão, com efetivos de plantão, com a força de ação de resposta rápida para atender as demandas necessárias da segurança do Rio de Janeiro.”
Em nota, a Secretaria de Estado de Segurança (Seseg) disse que “respeita e agradece a colaboração das Forças Armadas”, e que a PM vai reforçar o policiamento com as unidades especiais, o batalhão local e a Unidade de Polícia Pacificadora da Rocinha.

Entrada
As Forças Armadas entraram na Rocinha às 15h30 do dia 22 de setembro, após o anúncio do reforço feito pelas autoridades de segurança. Inicialmente, um helicóptero das Forças Armadas sobrevoou a região. Pouco depois, tropas por terra chegaram em comboio com muitos veículos.
Os militares foram se agrupando na parte baixa da comunidade antes de subir. Após se alinharem, entraram em fila com arma em punho. Moradores acompanharam a ação sem correria. Não houve confronto. Na parte alta, um helicóptero deixou mais militares, que desceram de rapel na base da UPP.

Todas as escolas municipais e estaduais da comunidade voltaram a funcionar na quinta. Foi o primeiro dia em que todas as unidades voltaram a operar desde a entrada das Forças Armadas entraram na comunidade.

As polícias Civil e Militar realizam operações em vários pontos do Rio em busca do traficante Rogperio Avelino da Silva, o Rogério 157, apontado como o chefe do tráfico na comunidade. A disputa entre ele e o traficante Antônio Bonfim Lopes, o Nem, é tida como o estopim para a crise de segurança na comunidade.

G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Deu ré: Após nomeação do filho, vereador Guga Pet entrega cargo a Cícero e anuncia apoio a Lucas e João

Que política é feito nuvem que muda a toda hora todos já sabemos e seguindo…

14 de janeiro de 2026

Homem é morto a tiros na região central de João Pessoa

Um homem de 25 anos foi morto a tiros na noite dessa terça-feira (13) na…

14 de janeiro de 2026

Quatro suspeitos são presos após perseguição policial em João Pessoa

Quatro suspeitos foram presos nessa terça-feira (13) após uma perseguição policial no bairro Jardim Planalto,…

14 de janeiro de 2026

Polícia Militar apreende arma de fogo e drogas no distrito de Jacumã, no Conde

Na noite da última segunda-feira (12), policiais do 16º Batalhão de Polícia Militar apreenderam uma…

14 de janeiro de 2026

PRF recupera carro clonado e apreende diversas drogas com jovem de 20 anos em João Pessoa

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou um veículo com registro de furto e apreendeu entorpecentes…

14 de janeiro de 2026

Novo incêndio atinge prédio abandonado da antiga Telpa no centro de Cajazeiras

Um novo incêndio atingiu na noite dessa terça-feira (13) o antigo prédio da Telpa (Telecomunicações…

14 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464