Foto: Erasmo Salomão / Ministério da Saúde
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a inclusão na fabricação da vacina contra covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com o Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) nacional. A publicação está na Resolução RE 35/2022 da Gerência Geral de Medicamentos da Anvisa, desta sexta-feira (7) no Diário Oficial da União. “Na prática, a decisão conclui o processo da Fiocruz para que o Brasil tenha uma vacina 100% nacional, com todas as etapas de produção realizadas no Brasil”, informou a agência em nota.
A vacina contra covid-19 oferecida pela Fiocruz será produzida com todas as etapas realizadas no Brasil com o IFA nacional. “Para essa decisão, a Anvisa avaliou os estudos de comparabilidade. Estes estudos demonstram que, ao ser fabricada no país, o insumo mantém o mesmo desempenho que a vacina importada”, acrescentou o órgão.
Em maio de 2021 a Anvisa já havia feito a Certificação de Boas Práticas de Fabricação do novo insumo, o que garante que a linha de produção cumpre com todos os requisitos necessários para a garantia da qualidade do IFA. Desde então a Fiocruz vinha realizando a produção de lotes testes para obter a autorização de uso do IFA nacional na vacina covid-19 (recombinante).
Com a decisão desta sexta-feira (7) a transferência de tecnologia feita pela Fiocruz e que teve início ainda no ano passado foi concluída. A vacina está autorizada no Brasil desde 17 de janeiro de 2021 e recebeu o registro definitivo em 12 de março de 2021.
Agência Brasil
O deputado estadual Hervázio Bezerra oficializou, nesta sexta-feira (03), sua saída do PSB e o…
Faleceu nesta sexta-feira (03), aos 79 anos, Maria dos Prazeres, mãe do vereador de João…
O prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos), renuncia ao cargo neste sábado (04). A solenidade…
A Polícia Civil da Paraíba cumpriu, nessa sexta-feira (03), dois mandados de prisão preventiva contra…
Um ataque a tiros deixou dois homens mortos e outros dois feridos na madrugada desta…
O coronel Sérgio Fonseca, ex-comandante-geral da Polícia Militar da Paraíba, oficializou na tarde desta sexta-feira…