Categorias: Brasil

Ficha Limpa atinge condenados antes de 2010, decide STF

PUBLICIDADE

 Por 6 a 5, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram, nesta quarta-feira, 4, que a aplicação da inelegibilidade de políticos com base na Lei da Ficha Limpa vale para condenados antes de 2010, ano em que o texto foi aprovado e sancionado.

Os magistrados negaram recurso de um vereador de Nova Soure (BA) que foi condenado, nos autos de representação eleitoral, por abuso de poder econômico e compra de votos por fatos ocorridos em 2004, e ficou inelegível por três anos.

Nas eleições de 2008, concorreu e foi eleito para mais um mandato na Câmara de Vereadores de Nova Soure. No entanto, ao tentar disputar em 2012, seu registro foi indeferido porque a Lei da Ficha Limpa aumentou de três para oito anos o prazo de inelegibilidade.

Antes de 2010, a legislação vigente previa que políticos condenados perdessem os direitos por três anos. Com a Lei da Ficha Limpa, o prazo foi aumentado para oito anos.

 

Isto É

Últimas notícias

Mulher tem carro alvejado em tentativa de roubo de veículo em João Pessoa

Uma mulher conseguiu escapar de uma tentativa de latrocínio no bairro de Tambauzinho, em João…

7 de março de 2026

Operações nacionais prendem 139 suspeitos de violência contra mulheres na Paraíba

Na Paraíba, 139 pessoas foram presas durante operações coordenadas pelo Governo do Brasil nas últimas…

7 de março de 2026

João Pessoa prorroga prazo para pagamento do IPTU e TCR com desconto até 31 de março

A Prefeitura de João Pessoa anunciou a prorrogação do prazo para o pagamento da cota…

7 de março de 2026

Direção nacional dá carta branca ao PT da PB para definir alianças nas eleições estaduais e Lula pode ter 2 palanques no estado

O presidente da Direção Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Edinho Silva, declarou que o…

7 de março de 2026

Divulgado resultado da prova objetiva do concurso para técnico-administrativos do IFPB

Mais de 24 mil candidatos concorrem às 53 vagas ofertadas. Próximas etapas da seleçãoseguem durante…

7 de março de 2026

Sabadinho Bom faz homenagem ao Dia Internacional da Mulher durante o mês de março

O projeto Sabadinho Bom realiza, durante todas as edições de março – mês em que…

7 de março de 2026