A Paraíba o tempo todo  |

Estudo: democracia do Brasil é imperfeita

O Brasil ficou na 47ª colocação no ‘Índice de Democracia 2010’, estudo feito pelo Economist Intelligence Unit, instituto de pesquisas da revista “The Economist”.

O ranking, publicado nesta semana, é liderado pela Noruega.

Trata-se da terceira edição do estudo, que tenta medir o índice de democracia dos governos de 165 países e territórios, com base nos processos eleitorais, na cultura política e nas liberdades civis. As edições anteriores foram publicadas em 2006 e 2008. Em 2008, o Brasil era o 41º colocado.

A pesquisa agrupa os países em quatro tipos de regimes: democracias plenas (26), democracias imperfeitas (53), regimes híbridos (33) e regimes autoritários (55).

O Brasil é enquadrado na categoria de democracia imperfeita. Na América Latina, Venezuela, Equador e Bolívia são classificados como “regimes híbridos”, e apenas o Uruguai aparece como “democracia plena”.

Os EUA ficam na 17ª colocação.

O relatório alerta para o que chama de uma “recessão democrática”, afirmando que apenas 12,3% da população mundial vive em democracias plenas.
 

 

 

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe