Por pbagora.com.br
Foto: Agência Educa Mais Brasil

Odontologia, Petróleo e Engenharia de Minérios integram ranking

Estudo global feito pela consultoria QS Quacquarelli Symonds, divulgado ontem (03), aponta que entre os 100 melhores cursos do mundo, 44 são de universidades brasileiras. A pesquisa mostra a Universidade de São Paulo (USP) liderando entre as brasileiras, com 32 cursos. A análise considerou áreas de graduação e pós em diferentes campis das instituições.

Em seguida aparecem a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com 4, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 3. A Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio), cada uma com um curso, completam a lista.

Os cursos de Odontologia na USP, Unesp e Unicamp, foram eleitos como as melhores graduações no Brasil. Logo em seguida são apontadas as formações em Petróleo na USP e Unicamp, e Engenharia de Minérios e Mineração, na USP.

A pesquisa intitulada “QS World University Rankings by Subject” analisou 13.883 programas universitários individuais, em 1.440 universidades, em 85 locais ao redor do mundo, em 51 disciplinas acadêmicas e cinco amplas áreas de conhecimento. No caso da USP, por exemplo, foi analisada a produção de conhecimento em São Paulo, Bauru e Ribeirão Preto. O ranking completo.

A classificação não aponta a qualidade do ensino das instituições mas, sim, a relevância do curso e da universidade, segundo parâmetros estabelecidos pela instituição. Foram avaliados a posição acadêmica, a empregabilidade dos graduados, o impacto e a produtividade da pesquisa.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Notícias relacionadas

Mortes de grávidas e de mães de recém-nascidos por Covid dobram em 2021, aponta estudo

O número de mortes de gestantes e de mães de recém-nascidos, (puérperas) por Covid-19 mais do que dobrou em 2021 em relação à média semanal de 2020, apontam dados do…