Categorias: Brasil

Empréstimos para gastos de janeiro estão mais caros em 2011

PUBLICIDADE

Empréstimos para gastos de janeiro estão mais caros em 2011
 

Início de ano é sinônimo de aumento das despesas para as famílias brasileiras. Para financiar o pagamento de impostos como IPTU e IPVA, além de gastos com matrícula, material escolar e férias, que costumam onerar o orçamento nesse período, os bancos já disponibilizam diversas linhas de crédito, com prazos de até 96 meses (oito anos) para pagar e taxas de juros que variam de 0,85% a 5,49% ao mês.

A oferta de empréstimos específicos para esse fim já é tradicional. Entretanto, o consumidor deve ficar atento, pois as taxas são bastante elevadas, e a amortização prolongada para esse tipo de despesa, desaconselhável.

O consultor de Finanças Paulo Vieira alerta que o empréstimo deve ser a última alternativa. O ideal é optar pelos próprios parcelamentos disponibilizados na quitação do IPTU e do IPVA, que oferecem algumas vantagens.

– Se ainda assim, o contribuinte precisar recorrer a financiamento, ele deve pesquisar antes e escolher o que oferecer as taxas de juros mais baixas.

Ele frisa que o prazo deve ser o menor possível, pois quanto mais longa a dívida, maiores são os juros. No caso dos 96 meses, o valor do empréstimo inicial pode mais que quadruplicar.

Bancos

O Bradesco criou uma modalidade de crédito que permite ao correntista efetuar o pagamento dos tributos à vista, com taxas a partir de 4,18% ao mês e até 12 meses para a quitação do débito. A prestação mínima é de R$ 20, e o vencimento da primeira parcela pode ser agendado para até 59 dias após a contratação do empréstimo.

No caso da utilização do recurso para o IPVA, pode-se incluir o custo do licenciamento do veículo e multas do período, bem como o valor referente ao IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Já os clientes do Banco do Brasil poderão recorrer ao BB Crediário, disponível para quem possui limite previamente aprovado. O prazo de pagamento chega a 36 meses e a taxa de juros é de 3,38% ao mês.

É necessário que o órgão emissor do carnê seja conveniado com a instituição, a fim de que a contratação do empréstimo ocorra de forma imediata. Na falta do convênio, são oferecidas outras modalidades de crédito.

O Santander também oferece linhas de financiamento para despesas de janeiro. Uma das mais utilizadas pelos, segundo a instituição financeira, é o Crédito Pessoal. O prazo para pagamento é de 48 meses, e os juros mensais variam de 2,49% a 5,49%, conforme o tempo de relacionamento e o comportamento de crédito do correntista. A primeira parcela pode ser paga até 90 dias depois da contratação do empréstimo.

Na Caixa Econômica Federal, os correntistas dispõem de mais de uma linha para quitar as despesas sazonais que começam agora. A que oferece menor taxa de juros (a partir de 0,85% ao mês) atende beneficiários do INSS, servidores públicos e empregados de empresas privadas conveniadas. Em algumas modalidades, o prazo para pagamento se prolonga por 96 meses, dependendo do perfil do cliente e da empresa em que ele trabalha.


R7

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Campina Grande é a cidade que mais vacinou no Dia D de Vacinação da Influenza

Como tudo em Campina Grande é superlativo, o dia D de vacinação da Influenza na…

19 de maio de 2024

Ex-presidiário tem casa invadida e é executado com mais de dez tiros, em Bayeux

Na noite deste sábado (18), um homem foi assassinado após ter sua casa invadida no…

19 de maio de 2024

Celebração de Pentecostes reúne milhares de fiéis e prefeito Cícero destaca momento para alimentar a fé

O prefeito Cícero Lucena, acompanhado da primeira-dama Lauremília Lucena, expressou neste domingo (19), durante a…

19 de maio de 2024

Dia D contra a gripe: mais de 56 mil doses são aplicadas no estado

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria…

19 de maio de 2024

João Pessoa é escolhida para gravação do filme ‘Esperançar’ e prefeito acompanha trabalho da equipe

João Pessoa foi escolhida como local para a gravação do filme ‘Esperançar’, que aconteceu neste…

19 de maio de 2024

Propaganda em geral: veja o que pode e o que não pode ser feito nestas eleições e fique atento

Regras para a realização de carreatas e distribuição de santinhos estão listadas na Resolução TSE…

19 de maio de 2024