Categorias: Brasil

Edir Macedo é absolvido da acusação de falsidade ideológica

PUBLICIDADE

 O bispo Edir Macedo, Honorilton Gonçalves da Costa e Julio César Ribeiro foram absolvidos por unanimidade da acusação de falsidade ideológica no processo de venda de uma rede de TV em Santa Catarina, em 2002, durante julgamento ocorrido nesta terça-feira (26) no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre (RS).

 

Eles teriam utilizado uma procuração assinada seis anos antes por um ex-colaborador da Igreja Universal para transferir, sem sua autorização, a Televisão Vale do Itajaí para o nome de outra pessoa.

 

A reportagem não conseguiu entrar em contato com Arthur Lavigne e Fernanda Silva Telles, advogados de Edir Macedo, nem com os advogados dos demais réus para comentar a decisão. Em 2009, Lavigne havia afirmado que “não houve delito, já que a procuração já foi feita para que a TV ficasse realmente com o bispo Macedo”.

 

Macedo é ex-presidente da Rede Record e fundador da Igreja Universal do Reino de Deus.

 

A juíza federal Salise Monteiro Sanchotene, relatora da ação e convocada para atuar no tribunal, afirmou que, embora existam suspeitas, a condenação criminal não pode ser embasada em presunções. Mas ressaltou que não há comprovação de que as cotas transferidas pertenceriam, efetivamente, a Marcelo Nascentes Pires, o qual não teria capacidade econômica para integrar quadro societário de emissora filiada de televisão.

 

“De tal fato se extrai fundada dúvida de que o intuito do mandante, ao repassar procuração com abrangentes poderes de gestão de bens e espaço passível de ser posteriormente preenchido, era mesmo, à época da confecção do documento, o de permitir operações como as que se sucederam, não havendo falar em falso ideológico”, afirmou.

 

 

Entenda o caso

Segundo a denúncia do Ministério Público, Edir Macedo teria utilizado em 2002 uma procuração assinada seis anos antes pelo ex-colaborador da Igreja Universal Marcelo Nascente Pires, para transferir sem a autorização dele a Televisão Vale do Itajaí para o nome de outro colaborador.

 

De acordo com Marcelo da Mota, Pires assinou o documento dando ao bispo plenos poderes para transferir ações em 1996, mas o espaço relativo ao nome da empresa que seria transferida foi deixado em branco.

Uol

PUBLICIDADE

Últimas notícias

TJPB nega liminar e mantém presos influenciadores Hytalo Santos e Israel Natã

O Tribunal de Justiça da Paraíba decidiu nessa segunda-feira (12) negar o pedido de liminar…

13 de janeiro de 2026

Conheça os três entraves que impedem Hulk de ir para o Fluminense

A mídia nacional repercutiu ontem (12), a negociação entre Fluminense e Atlético-MG pela transferência do…

13 de janeiro de 2026

Polícia encontra corpo de mulher com sinais de espancamento na praia de Intermares, em Cabedelo

O corpo de uma mulher foi encontrado sem vida  na manhã de hoje (13), na…

13 de janeiro de 2026

Cícero crava para o próximo dia 20/01 o anúncio do apoio de Pedro ao seu projeto ao Governo Estado: “Conversado bastante”

A pré-candidatura do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), ao Governo da Paraíba deve…

13 de janeiro de 2026

Adolescente tem o cabelo sugado por ralo de piscina e fica em estado grave, em JP

No último domingo (11), uma adolescente de 13 anos ficou gravemente ferida após ter o…

13 de janeiro de 2026

BBB 26: conheça todos os participantes da nova edição

O público conheceu nessa segunda-feira (12) todos os participantes do “Big Brother Brasil 26”, que…

13 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464