Categorias: Brasil

Eclipse total da Lua acontecerá na noite de 20 para 21 de janeiro

PUBLICIDADE

Na madrugada do dia 20 para o dia 21, todo o Brasil poderá acompanhar o eclipse total da Lua. A partir das 0h37 (Horário de Brasília), começará o eclipse total da Lua de 2019 – o próximo eclipse total visível no Brasil será em 2022. Neste instante, a Lua ficará um pouco menos brilhante, mas a diferença não será perceptível a olho nu (é o chamando eclipse penumbral). O início do eclipse parcial será a 1h34, quando a Lua começará a ficar com um pontinho escuro e vai ficando cada vez mais escura.

O início do eclipse total será às 2h41: a Lua adquire uma cor avermelhada (a chamada Lua de Sangue) durante toda a fase do eclipse total. A duração do eclipse será de 1h02, ou seja, até 3h43 a Lua vermelha ainda poderá ser vista. A partir desse horário, a Lua volta a ficar cada vez mais iluminada, até o final do eclipse parcial que será às 04h51. O eclipse penumbral terminará às 05h48. No mesmo dia, às 18h (Hora de Brasília) a Lua estará em seu ponto mais próximo da Terra, o perigeu. Por isso, a Lua Cheia da noite do dia 20 para 21, quando vai ocorrer o eclipse total da Lua, será visivelmente mais iluminada e com disco aparente maior, a chamada Super Lua. 

Josina Nascimento, pesquisadora do Observatório Nacional, explica o que é um eclipse lunar: “É quando a Lua passa pela sombra da Terra.  O eclipse será total se a Lua estiver totalmente mergulhada na umbra, será parcial se a Lua estiver parcialmente na umbra e será penumbral quando a Lua passar somente pela penumbra”.

Para saber os instantes do eclipse para as localidades que não estão no fuso da Hora de Brasília, basta levar em conta o fuso. Com o horário de verão, o fuso de Brasília passa a ser -2. Para quem está no fuso de -3 horas, basta subtrair uma hora, para quem está no fuso de -4, basta subtrair 2 horas e para quem está no fuso de -5 basta subtrair 3 horas.

Confira abaixo a entrevista com Josina Nascimento, pesquisadora do Observatório Nacional:

O que é um eclipse?

Um eclipse ocorre sempre que um corpo entra na sombra de outro. Todo corpo extenso, ou seja, que não é um ponto, produz duas regiões de sombra: umbra e penumbra. A umbra é a região da sombra que não recebe luz de nenhum ponto da fonte luminosa e a penumbra é a região da sombra que recebe alguma luz da fonte luminosa.

O que é Lua de Sangue?

É assim chamado o efeito laranja avermelhado que a Lua assume durante o eclipse total. Na fase de totalidade, quando toda a Lua está mergulhada na umbra, nós vemos a Lua sem receber luz direta do Sol, mas alguma luz do Sol atinge a superfície da Lua através da atmosfera da Terra e algumas faixas de frequência da luz solar são filtradas, exatamente como acontece nos crepúsculos matutino e vespertino que estamos acostumados a ver antes do nascer do Sol e após o pôr do Sol.

PB Agora com Comunique-se

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Emoção e talento encantam público no Festival de Ginástica Artística do Campeões do Amanhã

Um espetáculo de talento e movimento encantou o público presente nas arquibancadas do ginásio do…

27 de abril de 2024

Jovem é morto em barbearia no Litoral Sul da Paraíba logo após fazer live

As polícias Civil e Militar estão investigando o assassinato de um jovem conhecido apenas como…

27 de abril de 2024

“Facilitador do acesso ao Ensino Superior” comemora Wilson Filho após publicação de lei do passe livre no dia do Enem

O deputado estadual Wilson Filho expressou sua satisfação com a promulgação de uma nova lei,…

27 de abril de 2024

Alerta de chuvas intensas para Litoral e Agreste da Paraíba é emitido pelo Inmet

Neste sábado (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo para…

27 de abril de 2024

Homem é detido pela Polícia Federal com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Um homem foi detido pela Polícia Federal em Patos, no Sertão da Paraíba, após ser…

27 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

27 de abril de 2024