Divórcio tem crescimento recorde no Brasil; psicóloga dá dicas de como superar separação

PUBLICIDADE

O Brasil bateu recorde no número de divórcios em 2021, conforme um levantamento feito pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB-CF). Foram 80.573 processos de separação, superando os anos anteriores. Mais do que uma movimentação judicial, o divórcio tem grande impacto emocional e pode dar sinais muito antes do fim.

Psicóloga do Sistema Hapvida em João Pessoa, Michelle Costa explica que o casamento pode ter fases difíceis que precedem o rompimento. “Pode haver falta de diálogo, o casal não realiza atividades domésticas e de lazer juntos, não participam juntos de atividades relacionadas aos filhos”, aponta.

E apesar de parecer uma solução para os problemas do relacionamento, o divórcio também pode trazer consequências como estresse agudo, depressão e inseguranças para se relacionar amorosamente outra vez. A psicóloga lista ainda a dificuldade na relação com os filhos, crises de ansiedade e medo de ‘iniciar’ a vida novamente.

Ainda assim, em alguns casos a separação pode ser necessária e o único caminho possível. Nessas situações, a especialista orienta que é preciso que o recém-divorciado faça um resgate da própria identidade, que muitas vezes é afetada devido ao longo período do relacionamento. “É importante buscar autonomia e reconhecer seus potenciais. Se enxergar capaz de viver para além do casamento e tentar evoluir enquanto ser humano. A terapia é fundamental nesse processo”, indica.

Quem optar por permanecer na união precisa de empenho e empatia para superar as dificuldades que levaram à crise e também para evitar novas adversidades. “A terapia individual ou de casal ajuda a equilibrar as diferenças. Também é importante estabelecer o diálogo, programar atividades com os filhos e com o casal, divisão das obrigações, acabar com as competições internas e buscar melhorar a vida sexual”, lista Michelle.

Na Paraíba e no Brasil – Conforme o levantamento, a Paraíba registrou 771 divórcios em 2021, sendo o 9º estado que menos registrou a separação nos cartórios. São Paulo lidera com 17,7 mil casamentos desfeitos neste período, seguido por Paraná, com 9.501 separações e Minas Gerais, que teve 8025 divórcios.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sem sustos, Treze bate o Sousa e segue 100% na Série D

No estádio Amigão, em Campina Grande, Treze e Sousa se enfrentaram em jogo válido pela…

5 de maio de 2024

Campeonato Brasileiro: Botafogo-PB bate o Remo e mantém invencibilidade na Série C

Em partida válida pela terceira rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, o Botafogo-PB recebeu…

5 de maio de 2024

Parque Arruda Câmara é refúgio de animais exóticos, originários de outros países

Mimi, Leona, Raj, Bahuan, Alagoana, Jeni, Flecha e Anastácia. Esses são os nomes de alguns…

5 de maio de 2024

Nacional do PT se reúne nesta segunda-feira e deve colocar pedra em imbróglio envolvendo futuro da sigla em JP

Uma reunião da executiva nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) agendada para amanhã, segunda-feira (06),…

5 de maio de 2024

Padre Reginaldo Manzotti é a primeira atração confirmada para a Festa das Neves 2024, em João Pessoa

A Festa das Neves de 2024, em João Pessoa, já tem sua primeira atração confirmada:…

5 de maio de 2024

Mídia nacional revela que cidade paraibana com menos de 15 mil habitantes vai torrar R$ 2,6 milhões em shows

Em reportagem de capa da coluna Radar da Veja, neste domingo, a coluna trouxe uma…

5 de maio de 2024