Divórcio tem crescimento recorde no Brasil; psicóloga dá dicas de como superar separação

O Brasil bateu recorde no número de divórcios em 2021, conforme um levantamento feito pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB-CF). Foram 80.573 processos de separação, superando os anos anteriores. Mais do que uma movimentação judicial, o divórcio tem grande impacto emocional e pode dar sinais muito antes do fim.

Psicóloga do Sistema Hapvida em João Pessoa, Michelle Costa explica que o casamento pode ter fases difíceis que precedem o rompimento. “Pode haver falta de diálogo, o casal não realiza atividades domésticas e de lazer juntos, não participam juntos de atividades relacionadas aos filhos”, aponta.

E apesar de parecer uma solução para os problemas do relacionamento, o divórcio também pode trazer consequências como estresse agudo, depressão e inseguranças para se relacionar amorosamente outra vez. A psicóloga lista ainda a dificuldade na relação com os filhos, crises de ansiedade e medo de ‘iniciar’ a vida novamente.

Ainda assim, em alguns casos a separação pode ser necessária e o único caminho possível. Nessas situações, a especialista orienta que é preciso que o recém-divorciado faça um resgate da própria identidade, que muitas vezes é afetada devido ao longo período do relacionamento. “É importante buscar autonomia e reconhecer seus potenciais. Se enxergar capaz de viver para além do casamento e tentar evoluir enquanto ser humano. A terapia é fundamental nesse processo”, indica.

Quem optar por permanecer na união precisa de empenho e empatia para superar as dificuldades que levaram à crise e também para evitar novas adversidades. “A terapia individual ou de casal ajuda a equilibrar as diferenças. Também é importante estabelecer o diálogo, programar atividades com os filhos e com o casal, divisão das obrigações, acabar com as competições internas e buscar melhorar a vida sexual”, lista Michelle.

Na Paraíba e no Brasil – Conforme o levantamento, a Paraíba registrou 771 divórcios em 2021, sendo o 9º estado que menos registrou a separação nos cartórios. São Paulo lidera com 17,7 mil casamentos desfeitos neste período, seguido por Paraná, com 9.501 separações e Minas Gerais, que teve 8025 divórcios.

PB Agora

Últimas notícias

Segurança da informação: SECDAY promove curso intensivo sobre segurança da informação para profissionais de TI; saiba mais

O SECDAY é um Bootcamp intensivo de cibersegurança, o SECDAY foi criado para quem deseja saber mais…

16 de fevereiro de 2026

VÍDEO: cantora paraibana Roberta Miranda compra pipocas de ambulante e distribui no centro do Recife

A cantora paraibana Roberta Miranda tornou muito mais alegre o carnaval de uma jovem ambulante…

16 de fevereiro de 2026

Criança de cinco anos morre após se afogar em piscina, em João Pessoa

Uma tragédia abalou o carnaval de uma família no bairro do Valentina, na Zona Sul…

16 de fevereiro de 2026

Pão e circo lulopetista e ódio aos evangélicos

O desfile da Acadêmicos de Niterói foi uma clara propaganda política com dinheiro público em…

16 de fevereiro de 2026

Polícia encontra corpo de homem às margens do Rio Sanhauá, em Bayeux

No final da manhã desta segunda-feira (16), a polícia foi acionada após pescadores encontrarem o…

16 de fevereiro de 2026

Jovem é assassinado a tiros após ser atacado por dupla em motocicleta na madrugada desta segunda-feira em JP

Na madrugada desta segunda-feira (16), um jovem de 27 anos foi morto com vários disparos…

16 de fevereiro de 2026