Pré-candidata a presidente, indicada por Lula, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, dedica-se, desde o início de 2008, a uma maratona de viagens para torná-la conhecida e popular. É o que mostra reportagem de Regina Alvarez e Cristiane Jungblut, publicada na edição deste domingo do jornal O GLOBO. Com o selo de “mãe do PAC”, criado pelo presidente no começo dessa trajetória, Dilma visitou 43 obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), 26 delas programadas para serem inauguradas ao final deste ano ou ao longo de 2010. ( Veja fotos das viagens de Dilma )

Em praticamente todas elas, o discurso político de Lula esteve presente, mas o tom eleitoreiro denunciado pela oposição ganhou força no segundo semestre do ano passado.

Em entrevista por e-mail ao GLOBO, a ministra defende a necessidade de viajar para visitar e fiscalizar as obras do PAC. Argumenta que elas ganharam mais importância ainda a partir da crise financeira mundial. E não se mostra intimidada com as acusações da oposição e avisou: “Na hora de fazer a comida na cozinha, eu participo. No momento de sentar à mesa eu não posso? Por quê?”

 Discursos

Para a oposição, toda a agenda de viagens da ministra é recheada de discursos políticos, com forte viés eleitoral, o que tem justificado as ações na Justiça Eleitoral. Estudiosos da política também concordam que há um processo antecipado de campanha, mas alguns alegam que isso é até natural no Brasil.

O presidente da Empresa de Obras Públicas do Rio (Emop), Ícaro Moreno Júnior, responsável por coordenar projetos do PAC no Rio em Manguinhos, Rocinha e no Complexo do Alemão, todos visitados por Dilma, discorda da conotação política das viagens de Dilma ao Rio. ( Ouça entrevista com o presidente da Emop sobre as viagens de Dilma )

– São visitas de trabalho, não há cunho político. Os governantes querem ver as coisas acontecendo. A Dilma é a mãe (do PAC), e o pai é o Pezão (Luiz Fernando Pezão, vice-governador). Meu contato é com ele.

 

O Globo

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Noiva de Gabriel Diniz diz que joias do cantor foram roubadas

Em um desabado publicado no YouTube, Karoline Calheiros, noiva de Gabriel Diniz, respondeu perguntas relacionadas ao cantor, morto após um acidente de helicóptero em maio. Uma das revelações que mais chamou…

Com apoio de paraibanos, Câmara aprova PL que regulamenta vaquejada

O Plenário da Câmara dos Deputados concluiu nesta terça-feira (20) a votação do projeto de lei que regulamenta as práticas da vaquejada, do rodeio e do laço no Brasil (PL 8240/17).…