Categorias: Brasil

Democracia para Leigos e Céticos

A democracia é um daqueles conceitos que parecem simples, com o famoso “o poder emana do povo”. Na prática, ela é muito mais complexa. Para os leigos, basta lembrar que a democracia é o sistema que permite criticar governantes sem medo de ser preso, escolher representantes pelo voto, ter acesso a diferentes fontes de informação e, se não gostar dos atuais líderes, ter a chance de trocá-los nas urnas (SIM, NAS URNAS!).

A nossa própria Constituição de 1988 abre seu texto afirmando que o Brasil constitui-se em um “Estado Democrático de Direito” (Art. 1º). E vai além: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente” (Art. 1º, parágrafo único). Ou seja, a democracia é não só uma opção política, mas também é a base do Estado brasileiro.

Para os céticos, os defeitos são muito mais visíveis quando citam a corrupção, as promessas quebradas, a influência de elites econômicas e manipulação da opinião pública. Confirmando tudo isso, podemos também dizer que a democracia não é garantia de bons governantes. Mas, como assegura o artigo 14 da Constituição, o voto direto e secreto, além de mecanismos como plebiscitos e referendos, são as ferramentas que permitem corrigir os rumos de uma democracia sem violência. É um regime que abre espaço para mudanças, em que minorias podem conquistar voz e a sociedade consegue avançar, ainda que lentamente.

O que chama atenção é que parte desse ceticismo nos dia de hoje não se limita a apontar falhas. Tudo isso acaba se transformando em contradição e hipocrisia velada quando alguns, ao criticarem instituições democráticas, chegam a relativizar ou até exaltar períodos autoritários da nossa história, chamando ditadura de “regime”. Essa inversão de valores revela que o problema não está na democracia em si, mas no modo como ela é interpretada ou manipulada.

Os desafios contemporâneos são enormes, como por exemplo a polarização que sufoca o diálogo, as fake news que distorcem o debate com seu alcance impulsonado pelas redes sociais, e as instituições sendo constantemente pressionadas. A Constituição prevê no artigo 34, que a União pode intervir em um Estado se este violar o regime democrático. É a prova de que a democracia não é negociável. A democracia não é um presente permanente, mas uma construção diária.

O papel do cidadão é essencial para garantia de uma democracia plena. É preciso participar, fiscalizar, defender instituições livres e investir em educação política. Não basta votar a cada quatro anos. Democracia exige vigilância constante.

Nossa democracia é Imperfeita, sim. porém, também é indispensável. Lembremos que em um Estado não-democrático reina o silêncio, a censura e o medo. Democracia é, acima de tudo, uma conquista, e cabe a cada um de nós, Brasileiros, protegê-la.

Últimas notícias

Suspeito de vandalizar torre do programa Smart City é preso em João Pessoa

A Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa prendeu, neste domingo, um homem suspeito de danificar…

8 de fevereiro de 2026

Queda de árvore interdita trecho da Avenida Epitácio Pessoa na madrugada deste domingo

Parte de uma árvore caiu na madrugada deste domingo (8) na Avenida Epitácio Pessoa, uma…

8 de fevereiro de 2026

Domingo em alerta: chuvas de 20 a 30 mm/h e ventos de até 60 km/h atingem João Pessoa, alerta Inmet

A madrugada foi, mais uma vez, de muita chuva em João Pessoa. Até as 23h59…

8 de fevereiro de 2026

Domingo tem previsão de chuvas fortes e rajadas de vento em toda a Paraíba, alerta Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste domingo (8) um alerta para a ocorrência…

8 de fevereiro de 2026

Baía da Traição limita uso de paredões e define regras de som para o Carnaval 2026

A Prefeitura de Baía da Traição, no Litoral Norte da Paraíba, estabeleceu normas específicas para…

8 de fevereiro de 2026

Treze e Campinense medem forças neste domingo em clássico que pode valer a liderança do Paraibano

Será o 421º Clássico dos Maiorais. E 39 títulos conquistados. A rivalidade é histórica e…

8 de fevereiro de 2026