A Paraíba o tempo todo  |

Delegado preso acusado de envolvimento na morte de Marielle passou parte da infância na Paraíba

Rivaldo Barbosa, delegado apontado pela Polícia Federal como mentor do assassinato da vereadora Marielle Franco, possui laços com a Paraíba. Segundo informações, ele passou parte da infância na cidade de Salgado de São Félix, localizada na região de Itabaiana.

Graduado em Direito pela UniSuam em 1997, Barbosa possui MBA em Inteligência e Estratégia pela Universidade Salgado de Oliveira e atua como professor de Direito Penal. Ingressou no serviço público estadual em 2003 e ganhou destaque na década de 2010 como diretor da Delegacia de Homicídios entre 2012 e 2015.

Sua gestão à frente de uma equipe reforçada durante os governos de Sérgio Cabral e Luiz Fernando Pezão resultou no aumento da taxa de resolução de casos de assassinato no Rio de Janeiro. Antes disso, Barbosa ocupou cargos como subsecretário de Inteligência da Secretaria de Segurança (Seseg), vice-diretor da Divisão de Fiscalização de Armas e Explosivos (DFAE) e chefe da Assessoria de Planejamento.

Em 2018, durante a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro, Barbosa foi nomeado chefe da Polícia Civil. Atualmente, ele é suspeito de ter usado seu cargo para proteger os irmãos Domingos e Chiquinho Brazão, apontados como mandantes do crime de acordo com o inquérito da PF.

Barbosa e os irmãos Brazão foram detidos preventivamente na operação da Polícia Federal que busca identificar os responsáveis pela morte da vereadora Marielle Franco.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe