Categorias: Brasil

Defesa civil diz que há 200 soterrados

PUBLICIDADE

Seis pessoas morreram em desabamento no Morro do Bumba. Equipes de resgate avaliam como fazer buscas sem risco de contaminação

De acordo com as autoridades, cerca de 600 metros de terra foram deslocados. O secretário de saúde e Defesa Civil do estado, Sérgio Côrtes, comenta que a área era um lixão.

“A informação que tínhamos era de um grande deslizamento”, disse Côrtes. “Subi o morro e comecei a sentir um cheiro estranho. Quando acendi a lanterna, vi que estava em cima de lixo. Os moradores disseram que isso era um aterro sanitário. As casas foram construídas sobre o aterro. Isso foi assustador. Depois, mais assustador, foi ver que tinham entre 40 e 60 casas. Dizem que havia uma loja de pizzas, uma igreja. É uma comunidade inteira”.
Pelo menos seis pessoas, entre elas uma criança, morreram no deslizamento de terra que atingiu o Morro do Bumba, no Bairro Cubango, em Niterói, na noite de quarta-feira (7). Outras 51 pessoas ficaram feridas. De acordo com a Defesa Civil, pelo menos 40 casas foram atingidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, com esse desabamento o número de mortos no Estado chegou a 153 pessoas.

Cerca de 150 homens trabalham no local e estão fazendo um levantamento do número de casas atingidas. A Força Nacional está no local com 39 homens. Os Bombeiros informaram ainda que 25 pessoas foram resgatadas com vida por soldados da corporação e pelos próprios moradores. Entre os feridos há oito crianças. Os feridos foram levados para o Hospital Azevedo Lima, em Niterói.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros, Pedro Machado, informou mais cedo que as oito crianças sobreviventes estariam em uma creche que funciona na comunidade. Dois mortos já confirmados também eram funcionários da creche que funcionava no local.

O trabalho das equipes de resgate teve que ser repensado: “Ser um antigo lixão muda completamente nossa visão de Defesa Civil. Não é só procurar desaparecidos. Estamos vivendo um grande problema ambiental. O resgate não pode ser um trabalho manual, por causa do risco de doenças. A luz do dia está nos dando uma perspectiva muito mais grave. Precisamos discutir a melhor estratégia para os trabalhos. Não poderemos fazer trabalho manual por aqui”, aponta Sérgio Côrtes.

O comandante do Corpo de Bombeiros, Pedro Machado, comenta a difícil tarefa dos resgates: “Não podemos expor nossos homens. A secretaria de meio ambiente do município vai nos dar informações. Com o agravante do lixo, retraímos nossas equipes. Estamos refazendo a estratégia. Vamos entrar com máquinas. Para o operador da máquina e para os bombeiros, precisamos de equipamentos de segurança para evitar doenças”.
 

Segundo afirmou, em entrevista à Globo News, o secretário de Serviços Públicos de Niterói, José Mocarzel, há relatos de que 40 casas podem ter sido afetadas.

 

“Moradores ouviram explosões, que podem ser causadas pelo gás metano do aterro sanitário. Foi um caso atípico. Foi uma tragédia muito grande que se abateu sobre a comunidade.”

 

Ajuda de moradores

Dezenas de moradores ajudam no trabalho dos bombeiros. Equipes de cinco quartéis trabalham no local. As autoridades fizeram contato com a Ampla, empresa responsável pelo fornecimento de energia no município, para que a luz fosse desligada no local. O motivo foi evitar explosões.

 

Muitas pessoas estão na área onde ocorreu o deslizamento à espera de notícias de seus familiares. É o caso de Gisele Pimenta, de 30 anos, que está à procura de um tio, duas primas, um primo de dois anos e o marido de uma prima. Segundo ela, todos estavam numa mesma casa. Uma tia, no entanto, foi resgatada com vida.

 

Segundo Gisele, a tia contou que estava na varanda quando ouviu um primeiro barulho. Logo em seguida ouviu mais dois estrondos e, depois, o morro veio abaixo. “Eu estou chocada, nunca pude imaginar que isso poderia acontecer com a minha família.

“Não sei o que fazer, eu quero ajudar mas não sei por onde começar. Meus primos estão lá dentro e a agonia é grande. Que Deus proteja minha família”, disse Gisele.
 

Motivos do incidente

Segundo o Corpo de Bombeiros, a comunidade atingida pelo deslizamento no Morro do Bumba, em Niterói, foi construída numa área onde funcionava um antigo lixão.
 

De acordo com moradores, no momento do deslizamento não chovia na região. No entanto, segundo os bombeiros, o fato de o terreno ser propício a deslizamentos pode ter contribuído para o acidente. G1
 

 

Niterói, que está em situação de emergência, já registrava, antes do episódio desta noite, 79 mortes em decorrência das chuvas.

 

A cidade, segundo o secretário de Serviços Públicos, José Mocarzel, é suscetível a deslizamentos porque há grande ocupação irregular do solo. “Niterói está dentro da região metropolitana que tem adensamento grande de pessoas que não têm habitação. Foram ocupando irregularmente, mas isso tem que acabar. O trabalhador tem que ter a habitação dele”, disse à Globo News.

 

Prefeitura do Rio pode ajudar

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse que é possível pensar em estratégias de ajuda a outros municípios como Niterói. “A prioridade de todos nós está relacionado às vidas humanas. Entre liberar vias e salvar vidas ficamos com as vidas. Estamos à disposição. Objetivo é diminuir o sofrimento das pessoas”, disse Paes.

 

 

 

Últimas notícias

Série D: Treze vence Retrô-PE e Sousa perde para o América-RN no Brasileirão 2026

O Treze e o Sousa entram em campo na tarde deste sábado (4) em partidas…

4 de abril de 2026

João Azevêdo: um agradecimento de um paraibano

Espero e tenho convicção que estas palavras não expressem apenas o meu sentimento, mas também…

4 de abril de 2026

Luciano Cartaxo deixa PT, anuncia filiação ao Republicanos e garante apoio a Lula

O deputado estadual Luciano Cartaxo anunciou sua filiação ao Republicanos. Por meio de nota, o…

4 de abril de 2026

VÍDEO: após Cel. Sérgio Fonseca e Luciano Cartaxo, Republicanos anuncia filiação de Tião Gomes rumo à Câmara Federal

Tião deve disputar vaga de deputado federal nas eleições deste ano. O partido Republicanos, liderado…

4 de abril de 2026

Debandada: após saídas de Gervásio Maia e Tião Gomes, Pollyanna Werton e Tanilson Soares também deixam PSB

Ex-deputada estadual disputará vaga na Câmara Federal, enquanto Tanilson busca reeleição na ALPB. Na manhã…

4 de abril de 2026

Nas redes sociais, governador Lucas Ribeiro afirma que gestão feita por João Azevêdo entra para história da Paraíba

O governador da Paraíba Lucas Ribeiro usou seu perfil numa rede social para postar vídeo…

4 de abril de 2026