Categorias: Brasil

Crise chega às prefeituras, diz Lula

PUBLICIDADE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (6) que a queda na arrecadação do governo federal implicará na redução dos recursos distribuídos às prefeituras brasileiras.

Em cerimônia de inauguração da usina de biodiesel Darcy Ribeiro, da Petrobras, o presidente disse que o governo busca saídas para amenizar o impacto da crise financeira internacional sobre as prefeituras que estão “no sufoco”.

“Essa semana teremos uma reunião com a minha presença e o que eu

poderia dizer aos prefeitos é o seguinte: todos nós teremos que apertar o cinto, mas nenhum de nós vai morrer na seca como os municípios brasileiros já morreram durante tanto e tanto tempo”, afirmou.

Além disso, Lula afirmou que a base para tal previsão é a expectativa de que os efeitos da crise sejam resolvidos no Brasil até o fim do ano.

“Vamos tentar criar as condições para isso, sempre torcendo que a economia está dando alguns sinais de recuperação, sempre trabalhando com a ideia de que nós vamos ter um segundo trimestre melhor do que o primeiro e um terceiro melhor do que o segundo para a gente chegar no fim do ano com a situação normalizada”.

O presidente disse ainda que o governo federal deve anunciar novas medidas para combater a crise, a exemplo da prorrogação por mais três meses da redução da cobrança do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para a compra de carros novos, divulgada na semana passada.

“Vamos anunciar mais coisas para enfrentar a crise. Porque nessa crise a gente não pode ficar parado”, disse.

Aécio e Dilma

O governador de Minas Gerais e pré-candidato tucano a presidente, Aécio Neves, também participou do evento. Em discurso, ele enfatizou a importância de unir esforços do governo federal e estadual para viabilizar projetos.

A ministra Dilma Roussef (Casa Civil), esteve na cerimônia, na companhia dos petistas Jaques Wagner (BA), Marcelo Déda (SE) e Wellington Dias (PI) e dos aliados do PSB Eduardo Campos (PE), Wilma Faria (RN) e Cid Gomes (CE), dos peemedebistas do Espírito Santo, Paulo Hartung, e da Paraíba, José Maranhão, além do pedetista Jackson Lago (MA).

Encontro

Na pauta do dia, está ainda o 10º Fórum de Governadores do Nordeste e da 5ª Reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) que acontece nesta segunda, em Montes Claros.

O fórum foi criado para discutir ações de desenvolvimento para a região a serem defendidas junto ao governo federal e tem como um dos objetivos definir ações capazes de acelerar o desenvolvimento sustentável, promover a melhoria da qualidade de vida e a geração de emprego e renda para uma população estimada em 55 milhões de habitantes que vivem na área de abrangência da Sudene.

A escolha de Montes Claros para sediar a reunião é emblemática. Há 25 anos, sob o comando de Tancredo Neves, avô de Aécio, Montes Claros abrigou o Fórum de Governadores do Nordeste.

 

G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Trens urbanos de João Pessoa não irão circular no feriado do Dia do Trabalhador

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa divulgou um comunicado nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Vice-governador Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Operação da Polícia Civil no Cariri prende quatro suspeitos e apreende armas e munições

Uma ação conjunta da Polícia Civil da Paraíba, com equipes da Delegacia de São João…

29 de abril de 2024

Caminhão tomba e motorista fica ferido, na BR-230 em Campina Grande

Um acidente envolvendo um caminhão deixou o motorista ferido e parcialmente interditou a BR-230, em…

29 de abril de 2024

Procon de Campina Grande apreende mais de 75 produtos vencidos em mercadinho no bairro das Cidades

Mais de 75 produtos alimentícios com data de validade vencida foram retirados pelo Procon de…

29 de abril de 2024

Casa de shows em João Pessoa é interditada pelos Bombeiros após desabamento durante festa

Uma casa de shows localizada no bairro do Portal do Sol, em João Pessoa, foi…

29 de abril de 2024