Por pbagora.com.br

 A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (26/03) que Luciano Coutinho, presidente do BNDES, irá substituir Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda, na presidência do Conselho de Administração da companhia. Segundo comunicado da empresa, Mantega renunciou hoje ao cargo de presidente e membro do Conselho de Administração da Petrobras.

 

O Conselho de Administração, em reunião realizada nesta quinta, aprovou, por maioria, a eleição do conselheiro Coutinho para ocupar o cargo de presidente do conselho. A companhia ainda não elegeu um novo conselheiro para substituir a vaga deixada por Mantega.

 

Coutinho é membro do Conselho de Administração da Petrobras desde abril de 2008. Além disso, ele integra o Conselho de Administração da Petrobras Distribuidora e preside, desde abril de 2007, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

 

A substituição, entretanto, só é válida até a próxima assembleia geral de acionistas, prevista para abril. A saída do ex-ministro já era dada como certa, mas a expectativa era que fosse anunciado um novo integrante para o conselho, e não uma substituição interna. A previsão do mercado era que o atual presidente da mineradora Vale, Murilo Ferreira, assumisse a vaga.

 

A eleição completa do novo conselho de administração da empresa será na próxima assembleia geral dos acionistas, prevista para abril. Na ocasião, também será confirmado no cargo o novo representante dos funcionários no colegiado, Deyvid Bacelar, e do advogado Luiz Navarro, indicado pelo governo.

 

O conselho da Petrobras é composto hoje por: Luciano Coutinho (presidente do conselho), Aldemir Bendine (presidente da companhia, ex-BB), Luiz Navarro, Francisco Roberto de Albuquerque, Miriam Belchior (presidente da Caixa Econômica Federal), Sérgio Franklin Quintella, José Guimarães Monforte, Mauro Gentile Rodrigues da Cunha e Deyvid Bacelar.

 

 

Época Negócios