Pesquisadores encontraram resquícios de cocaína em tubarões no Rio de Janeiro — Foto: Levi Sá/Inaturalist
Em um estudo inédito, pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) detectaram cocaína em todos os 13 tubarões da espécie bico-fino (Rhizoprionodon lalandii) coletados na costa do Rio de Janeiro. A alarmante descoberta, publicada na revista Science of the Total Environment, revela níveis da droga 100 vezes superiores aos encontrados em outras espécies aquáticas.
Os tubarões, capturados entre setembro de 2021 e agosto de 2023 na região do Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste da cidade, apresentavam resíduos de cocaína em seus músculos e fígados. A presença da droga em todos os animais, mesmo naqueles com fígado menos contaminado, levanta preocupações sobre a alta concentração de cocaína no ambiente marinho e seus impactos na saúde pública e na biodiversidade.
Cientistas alertam para o risco do consumo de tubarões contaminados, vendidos irregularmente como cação. A ingestão da carne pode levar à exposição à cocaína, cujos efeitos no longo prazo ainda são incertos.
“Vale lembrar que tubarões muitas vezes são comercializados irregularmente com o nome popular de cação. Já encontramos diversos metais tóxicos em cações e raias, que também são vendidas e consumidas. Agora, detectamos cocaína em tubarões”, alerta Rachel Ann Hauser-Davis, coautora do estudo.
Além dos riscos à saúde humana, a contaminação por cocaína representa uma grave ameaça à biodiversidade marinha. Moluscos, crustáceos e peixes ósseos, já impactados pela droga, podem sofrer ainda mais danos com a intensificação da poluição.
Possíveis origens da cocaína:
A presença de cocaína nos tubarões pode estar relacionada a diversos fatores, como:
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O programa Fantástico, da Rede Globo, dedicou reportagem especial à história de Gerson Machado, jovem…
O Procon de Campina Grande multou o Banco Bradesco em R$ 50 mil por má…
O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), rasgou elogios ao ex-prefeito de Cajazeiras e pré-candidato…
A repercussão na Folha de S.Paulo nesta segunda-feira destaca que a aliança política na Paraíba,…
A Polícia Civil revelou, nesta segunda-feira (8), que uma organização criminosa especializada em aborto clandestino…
Uma mulher de 37 anos precisou pular pela janela do próprio apartamento, neste domingo (7),…