Primeiro, verifique se a bebida está bem fria. Em seguida, incline uma taça e sirva o líquido lentamente, conservando sua efervescência e borbulhas. Pronto: você está perto de sentir o sabor completo de um champanhe.
Cientistas franceses descobriram que servir champanhe bem gelado numa taça inclinada é a melhor maneira de preservar todo o sabor da bebida. Os especialistas, dirigidos pelo enologista, o químico Gérard Liger-Belair, da Universidade de Reims Champagne-Ardenne, demonstraram que as borbulhas são a essência do champanhe, do vinho espumante e da cerveja.
Além disso, eles também confirmaram cientificamente pela primeira vez a importância de servir o champanhe bem frio: a temperatura ideal é de 4°C.
Estudos anteriores haviam demonstrado que as borbulhas que se formam no momento em que são liberadas grandes quantidades de dióxido de carbono (CO²) permitem transferir o gosto às papilas gustativas.
Os estudiosos já suspeitavam que a maneira de servir o champanhe na taça tinha influência importante sobre seu nível de CO² e na qualidade. Isto quer dizer que, quanto mais se conserva o CO² – ou as borbulhas no espumante -, maior é o gosto percebido.
Para confirmar essa hipótese, os autores calcularam as perdas de CO² a partir de dois métodos diferentes de servir a bebida. O primeiro consistiu em servir champanhe numa taça apoiada de forma reta. Já o segundo foi a partir da taça inclinada.
O segredo do segundo método é que, quando a taça está inclinada, o champanhe cai mais lentamente, o que permite conservar duas vezes mais as borbulhas de CO². Além disso, servir a bebida bem fria contribui para reduzir as perdas de CO².
R7
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A presidente estadual do PT na Paraíba, deputada Cida Ramos, revelou nesta quarta-feira (21), que…
O governador João Azevêdo (PSB) declarou estar muito feliz com o gesto do deputado federal…
A deputada estadual e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba, Cida Ramos, afirmou…
O ex-governador da Paraíba Roberto Paulino (MDB) garantiu que vai permanecer nos quadros do MDB,…
A era dos orelhões, cabines telefônicas bastante populares no Brasil até a chegada dos smartphones,…
A presidente do PT na Paraíba e deputada estadual, Cida Ramos, revelou nesta quarta-feira (21),…