Cavalcanti critica falta de controle sobre cartões de crédito
O senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) criticou ontem as taxas de juros ao consumidor e os prazos de pagamento aos comerciantes praticados pelas administradoras de cartões de crédito. Segundo ele, a falta de controle sobre esse segmento do mercado de crédito atrapalha o bom funcionamento da economia brasileira.
O parlamentar ressaltou que as taxas de administração aplicadas aos comerciantes e os juros e anuidades cobrados dos consumidores são altíssimos. Além disso, as operadoras demoram cerca de um mês para creditar às empresas os valores cobrados dos consumidores, levando o comércio e os prestadores de serviço a buscar empréstimos no mercado financeiro para assegurar capital de giro.
Roberto Cavalcanti mencionou matéria da Agência Brasil na qual o chefe do Departamento de Operações Bancárias e do Sistema de Pagamentos do Banco Central, José Antonio Marciano, atesta a baixa eficiência do mercado de cartões de crédito. Os problemas já teriam sido apontados inclusive em relatório conjunto do Banco Central, da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça e da Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda.
A possibilidade de autorizar descontos para compras à vista – prevista em emenda aprovada pelo Senado à medida provisória transformada no PLV 12/09 – foi considerada absurda pelo senador, já que a compra com cartão é universalmente contabilizada como “crédito à vista”. Ele teme um desestímulo ao uso do cartão, que amplia o ganho em escala dos comerciantes.
– As vendas com cartão compensam eventuais taxas de administração, desde que justas, e não abusivas, como as atuais – observou.
Agência Senado
A sessão de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) em 2026 foi…
Na noite dessa segunda-feira (02), um acidente de trânsito na Rua Nossa Senhora dos Navegantes,…
Na abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Paraíba para 2026 nesta terça-feira (03), o…
Em entrevista à imprensa campinense no dia de ontem (02), o líder da Oposição na…
O cidadão que se encontra em situação de vulnerabilidade ou risco social tem o direito…
A empresária Amanda Vasconcelos Tavares Reis, de 28 anos, esposa do cantor sertanejo Henrique, que…