Categorias: Brasil

Candidatos à sucessão de Janot apoiam investigação contra Michel Temer, diz jornal

PUBLICIDADE

Os subprocuradores Raquel Dodge, Nicolao Dino, Eitel Santiago, Mário Bonsaglia, Ela Wiecko, Carlos Frederico, Sandra Cureau e Franklin Costa, candidatos à sucessão do atual procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apoiam investigação contra o presidente Michel Temer (PMDB). Apesar dos posicionamentos não terem sido colocados nos debates, os subprocuradores, questionados pelo jornal O Estado de S. Paulo, afirmaram que, em caso de provas ou indícios entregues em uma colaboração premiada sobre crimes praticados no mandato, é dever do procurador-geral instaurar investigação.

Temer foi gravado por Joesley Batista, um dos donos da JBS, em março deste ano. Na ocasião, durante um encontro no Palácio do Jaburu, o presidente avalizou de Joesley uma série de ilícitos, inclusive o pagamento de mesada ao ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB) e ao operador do PMDB Lúcio Funaro em troca de silêncio. A gravação foi entregue à Procuradoria-Geral da República e ao Supremo Tribunal Federal (STF). Desde então, Temer, que já havia sido citado por outros delatores em fatos anteriores ao mandato, passou à condição de formalmente investigado no STF por corrupção passiva, associação criminosa e obstrução de Justiça

Os oito candidatos vão concorrer a uma das vagas da lista tríplice da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), formada pelos votos dos 1.300 procuradores do país, entre os quais estão integrantes ativos e aposentados do Ministério Público. Janot deixa o cargo em 17 de setembro e não concorrerá a um terceiro mandato.

A procuradora Raquel Dodge tem sido apontada como favorita pelo governo. Ao jornal, ela afirmou que, diante de indícios de crime, é obrigação do titular da ação penal que deve solicitar a avaliação da investigação do Supremo Tribunal Federal (STF). Durante o último debate realizado ontem (quinta-feira, 22), Raquel considerou que crimes praticados antes do mandato também devem ser investigados, mas ponderou que não teria apresentação de denúncia.

“Me refiro à possibilidade com os argumentos de que ninguém está acima da lei e, também, para preservar os vestígios e as provas. Mas isso deve ser feito com cautela para não manchar o mandato do presidente da República”, ressaltou. Sandra se posicionou contra a investigação.

A eleição está marcada para a última semana de junho. A lista com os três melhores colocados será encaminhada à Presidência da República, a quem cabe nomear o procurador-geral.

O presidente não tem a obrigação de indicar um dos três da lista. No entanto, essa prática tem sido adotada desde 2003. O mandato do procurador-geral é de dois anos e a Constituição não prevê limite para recondução.

O indicado passará ainda por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e pela votação no plenário da Casa, na qual precisa obter aprovação por maioria absoluta dos parlamentares.

 

Congresso em Foco

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Prefeitura de Capim lamenta morte de secretário após acidente registrado na noite deste sábado

A Prefeitura Municipal de Capim, localizada na Zona da Mata paraibana, manifestou profundo pesar neste…

7 de dezembro de 2025

Tiroteio provoca correria e deixa comerciante ferido na orla de Cabedelo

Um tiroteio deixou um comerciante ferido e provocou correria no inicio da tarde deste domingo…

7 de dezembro de 2025

Mais de 900 candidatos realizam a 2ª fase do Concurso Nacional Unificado neste domingo na Paraíba

A Paraíba terá 926 inscritos participando da segunda etapa do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU),…

7 de dezembro de 2025

Paraíba é destaque na imprensa nacional e protagoniza capa de revista de bordo

A Paraíba voltou a aparecer ser destaque na imprensa nacional protagonizando a capa de nova…

7 de dezembro de 2025

Prefeitura de João Pessoa revela que invasão à Bica que resultou na morte de jovem ocorreu durante a madrugada

A Prefeitura de João Pessoa revelou, neste domingo (7), que a invasão ao Parque Zoobotânico…

7 de dezembro de 2025

Feriado: Frota de ônibus de João Pessoa vai contar com operação especial nesta segunda

Mesmo com o feriado desta segunda-feira (8), a Prefeitura de João Pessoa ajustou a operação…

7 de dezembro de 2025