A Paraíba o tempo todo  |

Câmara aprova mudança para escolha de ministros do STF

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara aprovou na quarta-feira uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do deputado Antonio Carlos Pannunzio (PSDB-SP) que estabelece a alternância entre o presidente da República e o Congresso Nacional na escolha dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). No caso do Congresso, a escolha deverá ser feita pela maioria absoluta de seus integrantes.

Também foram aprovadas outras seis PECs que tramitam em conjunto e sobre o mesmo assunto. A matéria será analisada por uma comissão especial e depois será votada em dois turnos pelo Plenário.

Pannunzio disse que a participação direta do Legislativo na escolha dos ministros do Supremo Tribunal Federal vai democratizar o processo de composição do STF. Atualmente os ministros do Supremo são nomeados apenas pelo presidente, após a escolha ser aprovada pela maioria do Senado.

 

Terra

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe