Categorias: Brasil

Brasília: espaço aéreo será fechado por 2 h

PUBLICIDADE

A cerimônia de posse da presidente eleita, Dilma Rousseff, obrigará o fechamento do espaço aéreo de Brasília por duas horas na tarde deste sábado. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), será proibido o sobrevoo da capital federal entre 14h e 16h. A medida, de acordo com a FAB, é motivada por questões operacionais, para organizar o grande fluxo de aeronaves de autoridades estrangeiras presentes à solenidade.

Nove organizações militares do Comando da Aeronáutica participam da operação. Além disso, várias aeronaves estarão de prontidão para garantir a segurança do evento. Todos os aviões conduzindo os chefes de Estado convidados para o evento serão monitorados pelos órgãos de controle da FAB enquanto estiverem sobrevoando o espaço aéreo brasileiro.

Cerca de 4 mil policiais e militares estarão envolvidos na segurança da cerimônia de posse de Dilma na Esplanada dos Ministérios. A escolta da presidente eleita será feita por agentes da Polícia Federal (PF) até o momento em que ela deixar o Congresso Nacional. A partir daí, já empossada, a responsabilidade de garantir a segurança da presidente passará a ser do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

O policiamento tomará conta não apenas da Esplanada dos Ministérios, onde se concentra a festa. O trajeto entre o Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek e o Plano Piloto também receberá segurança devido à chegada de convidados e chefes de Estado. Entre 130 e 140 batedores farão a escolta dos chefes de Estado e de delegações estrangeiras. Dilma também terá a escolta de policiais batedoras da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O planejamento de segurança da posse começou a ser feito há seis meses e vai mobilizar 1,7 mil homens do Exército, 150 da Marinha e 120 da Aeronáutica. Participam ainda 600 agentes da PF e 90 da PRF. Integrantes da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros também estarão mobilizados. Nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, um total de 2 mil policiais militares se revezarão na segurança.

O esquema de segurança para a posse de Dilma Rousseff não foge à regra do que foi feito em posses anteriores, de acordo com o chefe da Comunicação Social do Comando Militar do Planalto, coronel Carlos Penteado. Dois ensaios foram feitos neste mês e, segundo ele, os militares estão preparados para qualquer imprevisto. “Se uma pessoa cruzar onde não deve ou se houver uma aproximação indevida (a Dilma Rousseff), sabemos como atuar”, afirmou.

 

Terra

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Nada de pendurar chuteiras: enquete aponta que João Azevêdo deve disputar Senado em 2026 e continuar trabalho pela PB

Manter-se no cargo de governador até o final do mandato ou abdicar da função em…

13 de maio de 2024

Pesquisa PB Agora/Datavox aponta que 75,5% da população de Ingá aprova a gestão do presidente Lula

Pesquisa PB Agora/Datavox para Ingá aponta que 75,5% da população do município aprova a gestão…

13 de maio de 2024

Oposição aciona MP para tentar reverter convite a secretário de educação; Galdino minimiza: “Cabe a nós aguardar”

A oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba deu um passo decisivo ao entrar com uma…

13 de maio de 2024

Pesquisa PB Agora/Datavox revela que 65,7% da população de Ingá aprova a gestão do governador João Azevêdo

Pesquisa PB Agora/Datavox para Ingá aponta que 65,7% da população do município aprova a gestão…

13 de maio de 2024

Presidente do PT da Paraíba promete acionar a justiça após críticas de Luiz Couto

O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) da Paraíba, Jackson Macêdo, anunciou que tomará medidas…

13 de maio de 2024

Divulgado resultado de seleção de trabalhadores temporários para o Maior São João do Mundo

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente…

13 de maio de 2024