Categorias: Brasil

Ayres Brito nomeia juíza da PB para Comitê de Precatórios

PUBLICIDADE

A juíza paraibana Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), ex-coordenadora do programa de reestruturação de precatórios da Corregedoria Nacional de Justiça, na gestão da ministra Eliana Calmon, foi designada como secretária-geral do Fórum Nacional de Precatórios (Fonaprec). Sua designação foi feita pelo conselheiro do CNJ, José Guilherme Vasi Werner, presidente do Fonaprec, durante a instalação do fórum pelo CNJ, e realização da primeira assembleia geral, na última quarta-feira (24). A magistrada foi nomeada em setembro pelo ministro Ayres Brito, presidente do STF, como membro do Comitê Nacional de Precatórios.

O conselheiro José Guilherme Vasi Werner explicou que o Fórum terá por objetivo elaborar estudos e propor medidas para aperfeiçoar a gestão de precatórios nos tribunais, e também estabelecer um trabalho de cooperação entre os magistrados, buscando soluções conjuntas para as dificuldades enfrentadas.

“O trabalho cooperativo vai presidir a própria ideia do Fórum. Acreditamos que dessa forma muitos problemas serão minorados”, afirmou o conselheiro Werner. A aprovação da Emenda Constitucional nº 62 delegou aos tribunais uma série de novas atribuições na gestão do pagamento dos precatórios.

Integram o Comitê Nacional os ministros Arnaldo Esteves Lima, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e ministro Ives Gandra Martins Filho, do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Os juízes Jairo Schäfer, auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Luciano Athayde, também auxiliar da Presidência do CNJ, a juíza Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, do TJPB, os juízes Ricardo Perlingeiro, do TRF da 2ª Região, Charles Menezes Barros, do TJPA, José Luiz Lindote, do TJMT e pela juíza Glaucia Maria Gadelha Monteiro, do TRT da 7ª Região. Ainda o procurador regional da República, Marcus da Penha Souza Lima, e o representante da OAB, Flávio Brando. Caberá ao Comitê Nacional conduzir as atividades do Fonaprec e coordenar os trabalhos dos comitês estaduais, entre outras tarefas.
 

A juíza Agamenilde Dias Arruda observou que diversos problemas têm sido encontrados pela Corregedoria Nacional de Justiça nas áreas de precatórios dos tribunais: “Muitos tribunais ainda enfrentam complexas dificuldades na área de precatórios”.
 

Jornal da Paraíba

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Paraíba terá Memorial Mestre Sivuca em 2026 com acervo de 10 mil peças no centro de João Pessoa

O Estado da Paraíba ganhará em 2026 o Memorial Mestre Sivuca. O Governo do Estado…

1 de janeiro de 2026

Veículo com restrição de furto é apreendido pela Polícia no Ernani Sátiro, em JP

Nessa quarta-feira (31), uma guarnição do 5º Batalhão da Polícia Militar foi acionada pelo Centro…

1 de janeiro de 2026

Mega da Virada: apostador de JP dividirá prêmio de R$ 1,09 bilhão com outras cinco pessoas

Após ser adiado pela Caixa Econômica Federal, o sorteio da Mega da Virada foi realizado…

1 de janeiro de 2026

Após repercussão, presidente da Câmara de Bayeux explica suspensão de concurso: “Instabilidade financeira”

Empossada como nova presidente da Câmara Municipal de Bayeux, a vereadora Jays de Nita usou…

1 de janeiro de 2026

Moraes nega novo pedido de prisão domiciliar e mantém Bolsonaro preso na PF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes negou nesta quinta-feira (1º) o…

1 de janeiro de 2026

Ganhador de João Pessoa da Mega da Virada pode ser de Mangabeira

O ganhador da Mega da Virada em João Pessoa pode ser morador do bairro de…

1 de janeiro de 2026