Categorias: Brasil

Avião com equipe da Chapecoense cai na Colômbia e deixa mortos

PUBLICIDADE

 O avião que transportava a delegação da Chapecoense para Medellín, na Colômbia, sofreu um acidente na madrugada desta terça-feira (29), informam autoridades colombianas. Segundo autoridades colombianas, há 76 mortos e cinco sobreviventes. O avião da LaMia, matrícula CP2933, decolou de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com 81 pessoas a bordo: 72 passageiros e 9 tripulantes.

Segundo o Aeroporto Internacional José Maria Cordova, de Medellín, os cinco sobreviventes são os jogadores Alan Ruschel, Danilo e Follmann, o jornalista Rafael Henzel e a comissária Ximena Suarez.
O ex-jogador Mario Sergio, comentarista do canal FoxSports, está entre as vítimas, segundo o Bom Dia Brasil.

 

Os jogadores da equipe de Santa Catarina são os goleiros Danilo e Follmann; os laterais Gimenez, Dener, Alan Ruschel e Caramelo; os zagueiros: Marcelo, Filipe Machado, Thiego e Neto; os volantes: Josimar, Gil, Sérgio Manoel e Matheus Biteco; os meias Cleber Santana e Arthur Maia; e os atacantes: Kempes, Ananias, Lucas Gomes, Tiaguinho, Bruno Rangel e Canela.

 

O acidente
Segundo a imprensa local, a aeronave com o time catarinense perdeu contato com a torre de controle às 22h15 (local, 1h15 de Brasília) e caiu ao se aproximar do Aeroporto José Maria Córdova, em Rionegro, perto de Medellín.
O Comitê de Operação de Emergência (COE) e a gerência do aeroporto informaram que a aeronave se declarou em emergência por falha técnica às 22h (local) entre as cidades de Ceja e La Unión. Anteriormente, a imprensa colombiana informou possível falta de combustível como causa do acidente. Mas a mídia local informou que o piloto despejou combustível após perceber que o avião iria cair.
Segundo a rede de TV Caracol, da Colômbia, a aeronave sumiu do radar entre La Ceja e Abejorr.

Uma operação de emergência foi ativada para atender ao acidente. A Força Aérea Colombiana dispôs helicópteros para ajudar em trabalhos de resgate, mas missões de voos foram abortadas nesta madrugada por causa das condições climáticas. Choveu muito na região na noite de segunda, o que reduziu muito a visibilidade.
Equipes chegaram ao local do acidente por terra, mas o acesso à região montanhosa é difícil e a remoção é lenta.

 

Final de campeonato
O time da Chapecoense embarcou para a Colômbia na noite de segunda (28), para disputar a primeira partida da final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, na quarta (30). Inicialmente, a delegação embarcou em um voo comercial de São Paulo até a Bolívia. Lá, o grupo pegou um voo da LaMia.

Em comunicado, o clube de Santa Catarina informou que espera pronunciamento oficial da autoridade aérea colombiana sobre o acidente.
Em seu perfil no Twitter, o Atlético Nacional lamentou o acidente e prestou solidariedade à Chapecoense: “Nacional lamenta profundamente e se solidariza com @chapecoensereal pelo acidente ocorrido e espera informação das autoridades”.

O primeiro jogo da decisão, marcado para esta quarta-feira (30), foi cancelado, segundo a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).
O Itamaraty, pelo telefone, informou que a embaixada do Brasil em Bogotá está em contato com as autoridades colombianas para obter informações sobre o acidente. A assessoria informou que as notícias ainda chegam desencontradas.

 

G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Capitã Rebeca entrega cargo de secretária-executiva de Segurança de JP: “Não faz sentido permanecer”

A capitã Rebeca, da Polícia Militar, anunciou na tarde desta terça-feira (13) que deixou o…

13 de janeiro de 2026

Governo da PB convoca candidatos para 4ª turma do Curso de Formação da Polícia Civil

O Governo da Paraíba publicou nesta terça-feira (13), no Diário Oficial do Estado, o edital…

13 de janeiro de 2026

Em meio à disputa em Cabedelo, Walber Virgolino revela conversas com Efraim Filho e pastor Sérgio Queiroz

Antes mesmo das Eleições Gerais de 2026, os moradores de Cabedelo terão outro compromisso nas…

13 de janeiro de 2026

TJPB nega liminar e mantém presos influenciadores Hytalo Santos e Israel Natã

O Tribunal de Justiça da Paraíba decidiu nessa segunda-feira (12) negar o pedido de liminar…

13 de janeiro de 2026

Filho de Guga Pet, Ítalo Oliveira é nomeado secretário de Proteção Animal em JP

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), oficializou a nomeação de Carlos Ítalo Suassuna…

13 de janeiro de 2026

Hugo Motta minimiza repercussão de foto de Nabor com Lula e defende diálogo político: “Não há nenhum tipo de desespero”

O deputado federal e presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), comentou a repercussão…

13 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464