Foto: Reprodução / YouTube/ Leo Lins Oficial
Que país é esse que, na semana em que um comediante foi condenado à prisão por fazer piadas (de mau gosto), soltou um MC ligado ao Comando Vermelho, o Presidente disse que um auxiliar da China virá ajudar a regular as redes sociais e a Suprema Corte voltou a julgar uma ação que tem tudo para consolidar um regime de censura nas redes?
O Brasil tem cultura autoritária, e não é de hoje. O país promete ser uma democracia, mas, na prática, as elites judiciais (e políticas) trabalham para restringir o máximo a liberdade de expressão, punem comediantes e soltam criminosos altamente perigosos.
O caso de Léo Lins é sintomático. Piadas de Lins são reprováveis moralmente. Mas, no Brasil, uma juíza, entendendo que os discursos de um personagem cometeram crimes em um show de comédia e citando em sua decisão um conceito do Wikipedia sobre humor, foi capaz de condenar um comediante à cadeia. Regime fechado!
Piadas viraram crime, e corrupção, padrão. O Brasil é o país em que bilhões foram roubados de segurados do INSS e ninguém graúdo foi preso! E é o mesmo país em que piadas podem dar cadeia ao lado de criminosos altamente violentos.
O óbvio é que um Estado democrático, com seus juízes togados sem nenhum controle público, não pode, absolutamente, determinar o que pode e o que não pode ser dito em tom humorístico.
Mas, na democracia do Brasil, o Estado quer regular questões morais e artísticas com a força da espada da lei. Coisa de autocracia! A sociedade brasileira precisa reencontrar o caminho da liberdade, sob pena de se tornar um regime policialesco de discursos debaixo da regência de um Estado autocrático!
Anderson Paz
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Imagens divulgadas nas redes sociais registraram um automóvel sendo consumido pelas chamas na tarde deste…
A história da Paraíba é realmente rica, e um dos exemplos mais impressionantes dessa memória…
O policial militar Luiz Miguel, preso neste sábado (6) após a morte da esposa, Élida…
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), comentou ontem, sexta-feira (05) as movimentações que…
Uma explosão causada por um vazamento de gás deixou um homem ferido na manhã deste…
Um cabo da Polícia Militar foi preso em flagrante na madrugada deste sábado (6), suspeito…