Categorias: Brasil

Ato no DF tem buzinaço e gás

PUBLICIDADE

 Manifestantes contrários à nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como chefe da Casa Civil protestaram fechando todas as faixas do Eixo Monumental, em frente ao Palácio do Planalto, no fim da tarde desta quarta-feira (16). Por volta das 18h15, a PM chegou a disparar gás de pimenta para evitar confronto entre o grupo e partipantes de um ato em favor do petista. Um homem foi detido e solto em seguida por suspeita de explodir uma bomba caseira próximo à sede do Executivo. Houve confronto entre polícia e participantes do ato.

 

O protesto durou cerca de sete horas – das 17h à 0h – e deixou pelo menos três feridos. Policiais usaram bomba de efeito moral e spray de pimenta. Os manifestantes reagiram atirando garrafas PET.
Cerca de 5,5 mil pessoas estavam no local por volta das 21h10, quando o ato concentrou mais pessoas, segundo a Polícia Militar. Os organizadores disseram que 6 mil participavam do ato.

Motoristas passavam pelo local fazendo “buzinaço”. O grupo favorável a Lula se posicionou do outro lado da rua. Membros do Batalhão da Guarda Presidencial reforçaram a vigilância do palácio.

De acordo com o major da Polícia Militar Juliano Farias, que comandava a segurança durante o ato, também foi preciso apartar uma discussão entre uma mulher que apoiava o governo e um grupo contrário.

O protesto começou por volta das 17h, com cerca de cem pessoas em frente ao Planalto. O protesto foi organizado pelas redes sociais. Às 18h30 eram 300 participantes, de acordo com a Comunicação da PM – o aumento ocorreu por causa do fim do expediente de trabalho na capital. A corporação informou ter deslocado efetivo de 50 homens para garantir a segurança.

Pouco antes das 20h30, a PM informou que o trânsito no Eixo Monumental, no sentido Congresso Nacional, era desviado na Alameda dos Estados.

Os policiais fizeram um cordão para separar os manifestantes. Os PMs se posicionaram em uma área próxima ao acesso lateral do palácio. Um grupo de pessoas que trabalham no Planalto (servidores e membros da imprensa) saiu do prédio para acompanhar o ato.

Com gritos de “Lula ladrão, seu lugar é na prisão”, manifestantes estenderam uma faixa que chama a presidente Dilma Rousseff de mentirosa. Eles também exibiram faixas com dizeres como “O Brasil não é do PT” e “Lula na cadeia. Buzine”.

 

O protesto teve a participação de parlamentares. O deputado federal Carlos Marun (PMDB-MS) foi vaiado por manifestantes. Outro membro da Câmara Federal que esteve no protesto foi Jair Bolsonaro (PP-RJ), que levou assessores ao ato. Os deputados deixaram o local logo no começo do ato.

A presidente Dilma e o ex-presidente não estavam no Planalto durante a manifestação. A chefe do Executivo deixou o palácio por volta das 18h. Lula deixou Brasília durante a tarde, em direção a São Paulo.

 

G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Hugo Motta diz que Câmara não tem preconceito partidário e que projetos são avaliados pelo mérito e não pela autoria

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), reforçou nesta semana a postura de…

30 de dezembro de 2025

Mulher é presa no RJ suspeita de atuar em organização criminosa no Sertão da Paraíba

A Polícia Civil da Paraíba, em conjunto com a Polícia Civil do Rio de Janeiro,…

30 de dezembro de 2025

Foragido da Justiça por roubo é preso pela PRF na Região Metropolitana de João Pessoa

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, nessa segunda-feira (29), duas intervenções na Região Metropolitana de…

30 de dezembro de 2025

Criança engasgada em creche de Mangabeira apresenta melhoras e é extubada após 7 dias

Uma menina de dois anos, internada há sete dias no Hospital de Emergência e Trauma…

30 de dezembro de 2025

Rodoviárias de JP e CG devem receber 70 mil passageiros até o Réveillon

As rodoviárias de João Pessoa e Campina Grande devem registrar intenso movimento nos próximos dias,…

30 de dezembro de 2025

Vigilantes de obra são presos em flagrante por tráfico de drogas, em JP

Dois vigilantes que trabalhavam na segurança de uma obra localizada no bairro Colinas do Sul,…

30 de dezembro de 2025