Categorias: Brasil

Artistas aderem campanha contra militares no Rio: “intervenção é farsa”

PUBLICIDADE

Políticos, artistas e ativistas do Movimento #342 lançaram, nesta terça-feira (27), uma campanha contra a intervenção federal no Rio de Janeiro. Em um vídeo de 4 minutos divulgado nas redes sociais, o grupo criticou o presidente Michel Temer, o seu partido, o MDB, e classificou a medida como uma “farsa” que terá como resultado “corpos nas calçadas”, e que tem o único objetivo de usar as Forças Armadas para “ganhar poder no ano eleitoral”.

Na gravação, a atriz Sônia Braga disse que “o próprio Temer afirma que essa intervenção é uma jogada de mestre”. A declaração foi dada pelo emedebista em entrevista à Rádio Bandeirantes, na última sexta-feira (23).

“Os mesmos políticos do PMDB que defendem a intervenção cortaram o orçamento da segurança e atrasaram os salários dos policiais”, apontou a atriz Camila Márdila. O cantor Caetano Veloso emendou: “segurança é coisa séria, mexe com a vida das pessoas. Não pode ser uma jogada. Intervenção é farsa”.

O vídeo também propõe alternativas à presença de militares nas ruas do Rio de Janeiro. Para o sociólogo e especialista em segurança pública Ignacio Cano, duas propostas importantes para a área seriam o pagamento do Regime Adicional de Serviço (RAS) para os policiais e o redimensionamento das ações policiais e militares nas favelas, de forma a diminuir a violência letal.

“Esse redimensionamento tem que ser feito em diálogo com as lideranças e moradores dessas áreas, para que eles monitorem, acompanhem e garantam que esse policiamento tem como objetivo reduzir as mortes e os tiroteios, e não ganhar uma suposta guerra ao tráfico e ao crime que não existe, e que não poderá ser ganha jamais”, avaliou ele.

Intervenção X integração

O deputado estadual Marcelo Freixo (Psol) destacou na gravação que o Exército e a Polícia Federal podem sim ajudar na crise de segurança pública do Rio de Janeiro, mas não com uma intervenção. “Podem fazer com que os seus serviços de inteligência e as informações sejam trocadas, principalmente no combate ao tráfico de armas. A gente faz com que a taxa de homicídio possa ser reduzida se a gente controlar melhor as armas legais, e fazer com que as fronteiras possam ser mais vigiadas. Não é com intervenção, é com integração e gabinetes de gestão integrada”, considerou.

Já o deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ) sugeriu a criação de uma câmara de repressão ao crime organizado da qual participem órgãos da polícia, do Ministério Público e do Judiciário, para que “em uma atuação conjunta, sistemática e permanente, possam enfrentar o crime organizado no Rio de Janeiro”.

 

Congresso em Foco

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Trens urbanos de João Pessoa não irão circular no feriado do Dia do Trabalhador

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa divulgou um comunicado nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Vice-governador Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Operação da Polícia Civil no Cariri prende quatro suspeitos e apreende armas e munições

Uma ação conjunta da Polícia Civil da Paraíba, com equipes da Delegacia de São João…

29 de abril de 2024

Caminhão tomba e motorista fica ferido, na BR-230 em Campina Grande

Um acidente envolvendo um caminhão deixou o motorista ferido e parcialmente interditou a BR-230, em…

29 de abril de 2024

Procon de Campina Grande apreende mais de 75 produtos vencidos em mercadinho no bairro das Cidades

Mais de 75 produtos alimentícios com data de validade vencida foram retirados pelo Procon de…

29 de abril de 2024

Casa de shows em João Pessoa é interditada pelos Bombeiros após desabamento durante festa

Uma casa de shows localizada no bairro do Portal do Sol, em João Pessoa, foi…

29 de abril de 2024