A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Aposentados e pensionistas devem provar que estão vivos

 Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) têm até hoje para fazer a comprovação de que estão vivos e a renovação da senha nos bancos. É preciso fazer isso no banco em que recebe o benefício. A intenção é evitar fraudes e pagamentos a familiares de aposentados que já morreram.

Quem perder o prazo pode ter o benefício suspenso.

As agências ficarão fechadas para o público amanhã.

O segurado ou pensionista deve levar um documento de identificação com foto, como carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de habilitação, entre outros. Alguns bancos podem fazer a identificação biométrica.

Quem não consegue ir deve mandar um procurador
Se não tiver condições de se locomover até a agência bancária, o beneficiário deve enviar um procurador devidamente cadastrado no INSS.

Para se cadastrar, o procurador deve ir a uma agência da Previdência Social e apresentar a procuração devidamente assinada.

O modelo da procuração pode ser encontrado no site do Ministério da Previdência: http://zip.net/bnqw45.

Outra opção é fazer uma procuração registrada em cartório, se o beneficiário não for alfabetizado, informa o INSS.

Além disso, é preciso apresentar atestado médico (emitido nos últimos 30 dias) que comprove que o beneficiário não tem como se locomover, ou atestado de vida emitido por autoridade consular, no caso de ausência por motivo de viagem ou de residência no exterior, além dos documentos de identificação do beneficiário e do procurador.

Beneficiário tem chance de regularizar situação após prazo
Quem perder o prazo poderá regularizar a situação comparecendo à agência bancária pagadora do benefício ou por meio de um procurador.

A Previdência, no entanto, ressalta que o beneficiário que perder esse prazo pode ficar sem receber o benefício –que, muitas vezes, é a sua única fonte de renda– durante todo o período que levar para regularizar a situação.

(Com Agência Brasil)

    VEJA TAMBÉM
    Veja Mais

    A universidade e o cristão

    O pastor André Valadão gerou uma grande polêmica ao sugerir que: 1) universidade é lugar que pode tornar…

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe