Categorias: Brasil

Após votação da reforma da Previdência, governo quer liberar cargos para aliados

PUBLICIDADE

O Palácio do Planalto vai receber nas próximas semanas indicações de seus aliados para ocupar cargos comissionados ainda vagos na estrutura da administração federal. A informação foi divulgada na noite desta segunda-feira (15), pelo porta-voz do governo, Otávio Rêgo Barros, em conversa com a imprensa. Quem cuidará das indicações será o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, que assumiu a articulação política no mês passado, substituindo o ministro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, na tarefa.

“Após a semana de votação da Nova Previdência, o ministro Luiz Eduardo [Ramos] se debruçará sobre os processo de indicação e dará continuidade ao trabalho executado, até então, pelo ministro Onyx Lorenzoni. O estudo desses processos de preenchimento de cargos tem como prioridade tornar a máquina pública mais eficiente, com menos burocracia e atendendo aos anseios de nós, brasileiros”, disse o porta-voz.

Rêgo Barros argumentou que as indicações serão analisadas de forma criteriosa, com base no decreto editado em março, determinando os parâmetros gerais para a ocupação dos cargos e funções. O decreto lista, por exemplo, a necessidade de idoneidade moral e reputação ilibada, perfil profissional ou formação acadêmica compatível; e não estar impedido de acordo com a Lei da Ficha Limpa. Na época em que as normas foram fixadas, existiam cerca de 3,7 mil cargos vagos, à espera de nomeação.

O anúncio sobre a intenção do governo de destravar a liberação de cargos para aliados coincide com o início do recesso branco no Congresso e com o adiamento da votação do segundo turno da reforma da Previdência para a primeira semana de agosto. No dia 10 de julho, quando a votação do primeiro turno estava em andamento no plenário do Câmara, o governo liberou mais R$ 439,6 milhões em emendas parlamentares destinadas a ações de saúde nos municípios, além de outro R$ 1,135 bilhão liberado no dia anterior.

O porta voz do Palácio do Planalto defendeu a liberação das verbas orçamentárias. “O governo reitera que a liberação de emendas é uma prática legítima, transparente, prevista na legislação orçamentária e corriqueira na relação entre o Executivo e o Legislativo”, disse, ao ser questionado.

A intenção do governo também é iniciar a articulação com os senadores sobre a reforma da Previdência ainda no período de recesso. O ministro Luiz Eduardo Ramos é quem deve tocar as negociações no Senado.

 

Congresso em Foco
Com informações da Agência Brasil.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sine-PB disponibiliza mais de 480 vagas de emprego a partir de segunda-feira

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibilizará, a partir desta segunda-feira (29), 481…

28 de abril de 2024

PM age rápido e prende grupo criminoso acusado de assaltos em CG e região

A Polícia Militar frustrou um grupo criminoso que estava agindo em Campina Grande e região,…

28 de abril de 2024

Cinquenta e sete postos de combustíveis de JP são notificados e terão que explicar aumento no preço do litro da gasolina

O Procon-JP notificou 57 postos de combustíveis de João Pessoa para que expliquem o aumento…

28 de abril de 2024

Polícia Militar frustra criminosos, apreende armas de fogo e recupera veículos na grande JP

A Polícia Militar frustrou uma ação de criminosos que vinham cometendo assaltos no litoral norte…

28 de abril de 2024

Litoral e Agreste da Paraíba estão sob novo alerta de chuvas intensas, segundo previsão do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o…

28 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

28 de abril de 2024