Categorias: Brasil

Aparelho contra ‘pneu’ chega ao Brasil

PUBLICIDADE

Quando foi lançado no segundo semestre do ano passado, o Coolsculpting, da Zeltiq, promoveu uma verdadeira revolução no mundo da estética ao prometer acabar com a gordura localizada por intermédio de seu resfriamento. O método passou no crivo da exigente FDA (Food and Drug Administration – órgão norte-americano responsável pelo controle de alimentos e medicamentos) e não demorou a conquistar fãs em mais de 40 países. Agora, chegou a vez da ANVISA – o similar brasileiro do FDA – comprovar sua eficácia e liberar a entrada do aparelho no Brasil.

Criado por pesquisadores de Harvard, o Coolsculpting é uma arma poderosa para combater a gordura localizada, que deve fazer muito sucesso entre os brasileiros também. Isso porque o aparelho promete congelar e eliminar os “pneus” sem lipoaspiração, anestesia ou qualquer tipo de procedimento invasivo.

“O Coolsculpting Zeltiq é um aparelho com cabeçote acoplado com uma ponteira que faz um vácuo na dobra onde está a gordura e resfria a região. Este cabeçote pode ser acoplado no abdome ou flanco e resfria a região por uma hora a uma temperatura de 2°C”, explica a médica Isabel Martinez, membro da Associação Americana de Laser e Cirurgia e proprietária da Clínica Martinez, em São Paulo. Para quem está com excesso de gordura, a dermatologista recomenda uma sessão mais longa. “Caso o abdome tenha muita gordura, o ideal é fazer aplicações de uma hora na parte superior e mais uma hora na inferior”.

A grande vantagem do novo tratamento é que ele elimina gorduras sem corte e agulhadas. “Funciona porque congela as células de gordura sem prejudicar os tecidos ao redor. Esse processo danifica os reservatórios, que depois são eliminados pelo próprio organismo”, conta a médica. Isabel destaca ainda que “com o resfriamento, acontece a apoptose – que é a morte da célula – e uma outra célula chamada macrófago limpa as células mortas nos dias seguintes à aplicação”.

Cuidados essenciais

O dermatologista Jardis Volpe aponta mais uma qualidade do Coolsculpting: é indolor. “Sem contar que ele possibilita a redução da gordura em até 22% após duas a três sessões”, completa. A doutora Isabel, porém, faz um alerta para os pacientes não esperarem resultados milagrosos de um dia para o outro. “É importante o paciente saber que o resultado é observado nos dois ou três meses subsequentes”, ressalta a médica.

Segundo o doutor Volpe, estão proibidas de se submeterem ao Coolsculpting as gestantes e as pessoas com vasculites e doenças de pele que pioram com o frio. Fora isso, ele é liberado para todo mundo e causa poucos efeitos colaterais. A pele pode apresentar vermelhidão, inchaço e dormência temporárias. No mesmo dia, a paciente pode voltar a sua rotina normal.

A previsão da fabricante Zeltiq é que cada sessão custe perto de R$ 2.500.

 

 

Terra

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Cícero Lucena revoga artigo que flexibilizava Lei do Gabarito em João Pessoa

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), editou nessa quinta-feira (18) uma Medida Provisória…

19 de dezembro de 2025

Homem com tornozeleira eletrônica é alvo de tentativa de homicídio em Mangabeira

Um homem de 31 anos, que utilizava tornozeleira eletrônica, foi alvo de uma tentativa de…

19 de dezembro de 2025

Câmara decide pela cassação dos mandatos de Eduardo Bolsonaro e Ramagem

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu nessa quinta-feira (18) pela cassação dos mandatos…

19 de dezembro de 2025

Identidade cultural da PB fortalece gestão de Gustavo Feliciano no Turismo, diz Motta

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), comemorou a indicação de Gustavo Feliciano…

19 de dezembro de 2025

Deputado paraibano ressalta importância do setor turístico na posse do filho como ministro

O deputado federal Dr. Damião Feliciano (União Brasil) destacou o simbolismo do momento em que…

19 de dezembro de 2025

PB ganha novo ministro: Lula pede por “bons serviços” e Gustavo Feliciano promete “esforço e dedicação” no Turismo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou oficialmente na noite desta quinta-feira (18),…

19 de dezembro de 2025