A Paraíba o tempo todo  |

Apagão: ministro diz que houve problema em infraestrutura

Ao falar sobre o apagão registrado na madrugada desta terça-feira (14/10) em todos os subsistemas do país, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que não houve falta de energia, mas um problema na infraestrutura ocasionado por um incêndio numa subestação do Paraná.

“É importante que a população entenda o que acontece neste momento. Não é falta de energia. É um problema na infraestrutura que transmite a energia. Quando se fala em apagão, a gente sempre lembra aqueles tristes episódios de 2001 e de 2021 que, na verdade, aconteceram por falta de energia e falta de planejamento. Hoje não. Hoje, nós temos muita energia” disse.

Em entrevista a emissoras de rádio durante o programa  da Empresa Brasil  de Comunicação (EBC), Silveira destacou que o sistema de transmissão brasileiro foi reforçado por meio da contratação de 70 bilhões de linhas de transmissão.

Segundo ele, trata-se de “um episódio pontual que o Operador Nacional do Sistema deu pronta resposta graças a um moderno sistema do nosso operador nacional”.

O governo federal investiga as causas de um incêndio na Subestação de Energia de Bateais, a 30 km de Curitiba, no Paraná, que provocou um apagão em todas as regiões do país nesta terça-feira 

A perturbação de grande porte no Sistema Interligado Nacional ocorreu às 0h32 desta terça-feira (14), com o desligamento de cerca de 10 mil megawatt de cargas, de forma controlada, por atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga.

O incêndio no Paraná desligou toda a subestação de 500kV, desinterligando as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste, ocasionando contingência considerada “severa” pelas autoridades.

Agência Brasil

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe