Ao tomar posse na presidência do TCU, ministro Vital do Rêgo promete estreitar relações com a sociedade

PUBLICIDADE

Ao tomar posse na presidência do Tribunal de Contas da União (TCU), em solenidade bastante prestigiada, o ministro Vital do Rêgo prometeu estreitar as relações da Corte com a sociedade. Vital substitui Bruno Dantas, que esteve à frente do órgão nos últimos dois anos.

No seu discurso, Vital disse que é possível ouvir a sociedade e atuar como um verdadeiro auditor social, melhorando a qualidade do serviço prestado pelo Tribunal.

“Será possível ouvir a sociedade e motivar cada pessoa a atuar como um verdadeiro auditor social, trazendo informações que possam ajudar o Tribunal a ampliar o seu campo de atuação, melhorando ainda mais a qualidade de suas fiscalizações”, declarou.

O ministro toma posse em substituição a Bruno Dantas. Jorge Oliveira assume a vice-presidência.

A solenidade foi bastante prestigiada por autoridades dos Três Poderes. O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, compareceu à cerimônia, na sede da corte. Alckmin tem substituído em compromissos o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está internado em São Paulo após passar por cirurgia para drenas um hematoma na cabeça.

Além de Alckmin e de ministros do governo federal, outras autoridades estiveram presentes, entre as quais, os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso; o procurador-geral da República, Paulo Gonet; o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin, os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, da Casa Civil, Rui Costa, da Defesa, José Múcio, e do Planejamento, Simone Tebet, o governador da Paraíba, João Azevedo, entre outras autoridades.

Vital exercerá oficialmente o comando do TCU a partir de 1ª de janeiro de 2025, tendo o ministro Jorge Oliveira como vice-presidente. Na corte, os mandatos têm prazo de um ano, com a possibilidade de recondução por mais um.

No TCU desde 2015, Vital é formado em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Foi vereador de Campina Grande (PB), deputado estadual, deputado federal e senador.

Vital do Rêgo é formado em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Antes de ser senador e ministro, foi vereador de Campina Grande (PB), deputado estadual, deputado federal e Senador.

A eleição do TCU segue o critério de antiguidade, apesar de não haver norma explícita. Dessa forma, o presidente e o vice-presidente são os ministros mais antigos que ainda não tenham assumido as funções.

Formado por 9 ministros, o TCU é o órgão de controle externo do governo federal e auxilia o Congresso Nacional ao monitorar a execução do orçamento.

Severino Lopes
PB Agora
Foto: Divulgação/TCU

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Corinthians vence Vasco e é tetracampeão da Copa do Brasil

Após 16 anos, o Corinthians voltou a ser campeão da Copa do Brasil neste domingo…

21 de dezembro de 2025

Em nota, PSB-PB lamenta morte de Edmilson Soares e diz que sua atuação contribuiu para o desenvolvimento de JP e PB

O diretório estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB) emitiu, na tarde deste domingo (21), nota…

21 de dezembro de 2025

Cena do filme O Agente Secreto resgata lembranças da lenda urbana recifense da Perna Cabeluda

Imagine uma perna cabeluda atacando as pessoas com chutes e rasteiras. O medo seria grande.…

21 de dezembro de 2025

Campina Grande inicia semana com mais de 670 oportunidades de emprego; confira vagas

A Prefeitura de Campina Grande, por meio do Sine Municipal e da Secretaria de Assistência…

21 de dezembro de 2025

Ano novo, emprego novo: Paraíba tem mais de 500 vagas de emprego em várias cidades no final do ano

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB), a partir desta segunda-feira (22), ofertará 512 vagas de emprego…

21 de dezembro de 2025

Polícia prende em flagrante homem suspeito de arrastar esposa pelo pescoço em restaurante no Vale do Piancó

Na madrugada deste domingo (21), a polícia prendeu em flagrante um homem suspeito de agredir…

21 de dezembro de 2025