A Paraíba o tempo todo  |

Alunos da rede estadual apresentam projetos na Câmara dos Deputados

Dois alunos da Escola Cidadã Integral Técnica Pastor João Pereira Gomes Filho, do bairro de Mangabeira, em João Pessoa, representam a Paraíba durante a 15ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), em Brasília. Durante uma semana, 78 estudantes de todo o País experimentam como é o dia a dia da atividade parlamentar.   

João Vitor Silva Santos e Lucas Gomes de Oliveira são alunos do terceiro ano do ensino médio e vivenciam a experiência de serem jovens deputados federais, debatendo seus projetos em Brasília. A programação, iniciada nessa segunda-feira (1º), ocorre até sexta-feira (5). 

O Parlamento Jovem Brasileiro é o programa da Câmara dos Deputados, em parceria com as Secretarias de Educação, que visa estimular o protagonismo juvenil e as noções de democracia e cidadania nos estudantes. Para participarem, eles precisaram escrever um projeto de lei, de aplicação nacional, com ideias práticas para mudar o país. 

Lucas Gomes criou o projeto de oferta obrigatória da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como componente curricular na educação básica para a inclusão de todos no ambiente escolar. João Victor apresentou uma proposta que determina a implantação do uso de pneus para a revitalização e produção de asfaltos sustentáveis com o objetivo de redução de gastos públicos e benefício da população. 

Este ano, na Paraíba, 24 projetos foram inscritos, entre eles de estudantes de Institutos Federais, escolas particulares e de escolas públicas. As propostas passaram inicialmente pela Secretaria de Estado da Educação, que selecionou oito projetos e enviou para a Câmara. Deputados. O número de selecionados é proporcional ao quantitativo de deputados na Câmara por cada estado.

PB Agora

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe