Dois alunos da Escola Cidadã Integral Técnica Pastor João Pereira Gomes Filho, do bairro de Mangabeira, em João Pessoa, representam a Paraíba durante a 15ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), em Brasília. Durante uma semana, 78 estudantes de todo o País experimentam como é o dia a dia da atividade parlamentar.   

João Vitor Silva Santos e Lucas Gomes de Oliveira são alunos do terceiro ano do ensino médio e vivenciam a experiência de serem jovens deputados federais, debatendo seus projetos em Brasília. A programação, iniciada nessa segunda-feira (1º), ocorre até sexta-feira (5). 

O Parlamento Jovem Brasileiro é o programa da Câmara dos Deputados, em parceria com as Secretarias de Educação, que visa estimular o protagonismo juvenil e as noções de democracia e cidadania nos estudantes. Para participarem, eles precisaram escrever um projeto de lei, de aplicação nacional, com ideias práticas para mudar o país. 

Lucas Gomes criou o projeto de oferta obrigatória da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como componente curricular na educação básica para a inclusão de todos no ambiente escolar. João Victor apresentou uma proposta que determina a implantação do uso de pneus para a revitalização e produção de asfaltos sustentáveis com o objetivo de redução de gastos públicos e benefício da população. 

Este ano, na Paraíba, 24 projetos foram inscritos, entre eles de estudantes de Institutos Federais, escolas particulares e de escolas públicas. As propostas passaram inicialmente pela Secretaria de Estado da Educação, que selecionou oito projetos e enviou para a Câmara. Deputados. O número de selecionados é proporcional ao quantitativo de deputados na Câmara por cada estado.

PB Agora

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Caixa inicia nesta sexta pagamento do FGTS para não correntistas

A Caixa Econômica Federal inicia nesta sexta-feira (18) mais uma etapa de liberação do Saque Imediato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Esta fase é para trabalhadores…