Categorias: Brasil

AL: contra compra de votos, juiz restringe vendas

AL: contra compra de votos, juiz restringe venda de comida

A Justiça Eleitoral da cidade de Pilar, a 36 km de Maceió (AL), resolveu proibir a venda de bebidas alcoólicas e de comida no dia da eleição. Segundo o juiz Carlos Bruno Ramos de Oliveira, a medida é para coibir a venda de votos. Isso porque, nas eleições passadas, a comida era usada como instrumento de barganha pelos candidatos.

 

 

A proibição de venda de alimentos atinge supermercados, mercadinhos, restaurantes e ambulantes. Nenhum deles pode abrir as portas neste domingo. A exceção é para os estabelecimentos comerciais cadastrados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para vender comida às pessoas que vão trabalhar no processo eleitoral. Eles também vão estar abertos à população.

 

A medida começa a valer a partir das 22h deste sábado e fica em vigor até às 5h da próxima segunda-feira. “Adotamos esta posição porque, em eleições anteriores, houve denúncias de que candidatos estariam comprando alimentos e trocando por votos”, disse Ramos. A venda de bebidas alcoólicas está proibida desde as 13h deste sábado.

 

Ainda de acordo com o juiz, assim como a Lei Seca, a medida é para prevenir segurança, já que não foi aprovado o envio de tropas federais para Pilar, mesmo sendo município com histórico de violência. Em 2008, o então vice-prefeito Beto Campanha foi assassinado.

 

A decisão agradou quem foi cadastrado pelo TRE. “Vamos funcionar amanhã até às 14 horas”, disse a gerente de um supermercado, Ana Paula Pereira, acreditando que o faturamento neste domingo será maior que nos anos anteriores.

 

Já quem não foi cadastrado, reclama da medida da Justiça.”Ninguém concordou com isso porque é o período que mais vende”, disse a funcionário de outro mercadinho, Thaiane Correia. “Deveriam liberar os lanches”, afirmou a ambulante Josineide Araújo. “Mas, a gente de cumprir o que a Justiça manda”, completou.

 

Eleições 2012
 

As eleições municipais de 2012, que ocorrem no domingo, 7 de outubro, levarão às urnas mais de 138 milhões de brasileiros aptos a escolher prefeitos e vereadores para um mandato de quatro anos. Em todo o País, são cerca de 436 mil sessões eleitorais, que estarão abertas das 8h às 17h. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 15 mil candidatos a prefeito, 16 mil a vice-prefeito e 481 mil a vereador disputam o pleito.

 

A votação acontece em 5.568 municípios – somente o Distrito Federal e a ilha de Fernando de Noronha não terão eleição. Em 229 cidades de 24 Estados, os eleitores terão à disposição um novo sistema que vem sendo adotado gradativamente pela Justiça Eleitoral: o voto biométrico.
 

 

TERRA

Últimas notícias

Vereador prevê adesões à base governista na CMJP com posse de Leo Bezerra na PMJP: “Esperamos melhorar a bancada”

O vereador de João Pessoa, Odon Bezerra (PSB) revelou a possibilidade de novas adesões à…

26 de janeiro de 2026

Após passar por audiência de custódia, cantor João Lima é encaminhado ao Presídio do Róger

Denunciado pela esposa por violência doméstica, o cantor João Lima passou por audiência de custódia…

26 de janeiro de 2026

Lucas Ribeiro considera precipitada a desistência de Ricardo Barbosa em Cabedelo

O vice-governador da Paraíba e pré-candidato ao Governo do Estado, Lucas Ribeiro (PP), considerou precipitada…

26 de janeiro de 2026

“Se ele não veio, deve ter tido motivo”, diz João Azevêdo ao negar rumores de distanciamento de Jhony Bezerra

O governador da Paraíba e pré-candidato ao Senado, João Azevêdo (PSB), negou nesta segunda-feira (26),…

26 de janeiro de 2026

Tio de João Lima, suplente de vereador de João Pessoa condena agressões do sobrinho contra a companheira

O músico e suplente de vereador de João Pessoa, Mô Lima (PP), tio do cantor…

26 de janeiro de 2026

Vai faltar água em vários bairros de João Pessoa nesta terça-feira; saiba quais

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) vai realizar serviços de instalação de…

26 de janeiro de 2026