Categorias: Brasil

92% das pessoas praticam ou presenciam gordofobia; comentários sobre corpo do outro podem ser crime

PUBLICIDADE

Uma pesquisa realizada pela Skol Diálogos em parceria com o  Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística (Ibope), mostrou que no Brasil, 92% das pessoas já sofreram com gordofobia no convívio social, ou presenciaram algum comentário preconceituoso contra uma pessoa acima do peso. Apesar de ‘gordofobia’ não ser enquadrada como crime, comentários depreciativos contra o corpo de outra pessoa podem levar à prisão. 

Isso é o que explica o presidente da Associação Brasileira de Advogados Criminalistas (Abracrim), Sheyner Asfóra. De acordo com o criminalista, julgamentos que ferem a dignidade e inferiorizam ou humilham a vítima, de alguma forma, podem ser enquadrado no crime de injúria. O ofensor pode ser condenado a pagar multa e detenção de até um ano.  “Existe uma naturalização de brincadeiras ofensivas, mas a partir do momento que essa zombaria ofende a honra da vítima, expondo ela a uma situação vexatória ou discriminatória, já não é algo inocente, é crime”, detalha.

O crime de injúria está entre os crimes contra a honra e é previsto no Código Penal, artigo 140. Ele é praticado ao atribuir palavras ou qualidades ofensivas a alguém, expor defeitos ou opinião que desqualifique a pessoa. Xingamentos, comentários depreciativos ou piadas insultuosas podem ser enquadradas na lei. 

Aumento de peso e pressão estética – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma pesquisa que mostra que 60,3% dos brasileiros com 18 anos ou mais estavam acima do peso em 2019. Ainda conforme o estudo, a população obesa com 20 anos ou mais passou de 12,2% para 26,8%, entre 2003 e 2019. 

No mesmo período, aumentaram o número de procedimentos estéticos. A Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (International Society of Aesthetic Plastic Surgery – ISAPS) divulgou um estudo que mostra que, junto com os Estados Unidos, o Brasil lidera entre os países que mais realizam cirurgias plásticas no mundo. No ranking realizado pela instituição, Brasil e EUA são responsáveis por 28% de todos os procedimentos estéticos realizados no mundo inteiro.

Da Redação com Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

ELEIÇÃO SUPLEMENTAR EM CABEDELO: juíza não descarta pedido de tropas federais para garantir a segurança do pleito

A juíza eleitoral Thana Carneiro Rodrigues afirmou nesta quinta-feira (22) que não descarta solicitar novamente…

22 de janeiro de 2026

PT da PB condiciona apoio a alinhamento programático com a sigla: “A gente quer ver expresso num programa de governo”

A presidente estadual do PT e deputada estadual, Cida Ramos, afirmou na noite desta quarta-feira…

22 de janeiro de 2026

117 cidades da Paraíba estão sob alerta do Inmet por clima extremamente seco

O clima extremamente seco continua a preocupar moradores do interior da Paraíba desde o final…

22 de janeiro de 2026

Polícia Civil prende dois suspeitos de estelionato praticado contra idosa

A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Pedras de Fogo, realizou, nessa…

22 de janeiro de 2026

Prefeitura esclarece que câmeras do ‘Smart City’ não aplicam multas de trânsito

As câmeras instaladas por meio do projeto Smart City não têm a função de aplicar…

22 de janeiro de 2026

Cabo Gilberto se une à caminhada em defesa de Bolsonaro e presos pelos atos de 8/01

O deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL) se uniu nessa quarta-feira (21), à caminhada convocada…

22 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464