Categorias: Brasil

31 de janeiro terá Superlua, Lua Azul e Lua de Sangue

PUBLICIDADE

O próximo dia 31 promete ser especial para os amantes da lua. É que três fenômenos acontecerão de forma combinada: Superlua, Lua Azul e Lua de Sangue. Os dois primeiros poderão ser, facilmente, observados no Brasil. A visualização do terceiro, no entanto, dependerá das condições climáticas. “Estes fenômenos são, de fato, muito raros. O último aconteceu há pelo menos 150 anos”, afirma o professor José Leonardo Ferreira, coordenador do Observatório Astronômico da Universidade de Brasília (UnB).

 

O primeiro fenômeno não é uma novidade em 2018. Em 1º de janeiro o brasileiro pode namorar uma Superlua. Ela acontece por conta de uma aproximação entre a Terra e seu satélite natural, o que faz com que nós vejamos a lua bem maior e mais brilhante. “A Superlua ocorre toda vez que a lua cheia ocorre na passagem do astro pelo seu perigeu, ponto da órbita da lua em que ela esta mais próxima da Terra (356 mil km, aproximandamente). Ela fica 15% maior e 30% mais brilhante”, explica o docente.

 

O segundo fenômeno não tem muita relação com a lua em si. Mas, sim, com o calendário. É que, normalmente, temos a ocorrência de apenas uma fase da lua (cheia, quarto minguante, nova e quarto crescente) por mês. Acontece que, eventualmente — por conta de uma diferença entre o calendário gregoriano e o calendário lunar — alguma delas se repete. Quando acontecem duas luas cheias por mês, a segunda recebe o nome de Lua Azul. Além de janeiro, o fenômeno acontecerá outra vez em 2018: no mês de março.

 

Já a Lua de Sangue acontece quando há um eclipse lunar total. Ele recebe esse nome, porque, nesses casos, a lua fica vermelha. “A cor avermelhada é devido ao fenomeno da dispersão da luz solar que passa pela atmosfera da terra e projeta a componente vermelha do espectro da luz solar na superficie da lua”, detalha Ferreira.

 

Confira outros fenômenos previstos para 2018:

 

 

Eclipse parcial do Sol – 15 de fevereiro

Este eclipse parcial do sol pegará parte da região Sul do Brasil, dando maior visibilidade para os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Alguns locais da Argentina e do Chile verão com mais clareza o fenômeno.

 

Chuva de meteoros Líridas – 22 de abril

Esta é considerada a chuva de meteoros mais antiga de que se tem conhecimento. São chamadas de Líridas por conta da constelação onde estão localizadas: a Lira. A chuva de meteoros acontece entre os dias 16 e 25 de abril, porém, seu auge é previsto para o dia 22.

 

Chuva de meteoros Eta Aquáridas – 5 de maio

A chuva de meteoros Eta Aquáridas ocorrerá entre os dias 19 de abril a 28 de maio, porém, seu auge acontecerá na meia noite do quinta para o sexto dia do mês.  Os meteoros têm origem da constelação de Aquário, mas poderão aparecer em qualquer lugar do céu.

 

Superlua – 13 de julho

Sendo um pouco diferente da Superlua que estamos acostumados, no dia 13 de julho o astro estará na fase de Lua Nova, não se tornando completamente cheia e visível. Porém, seu perigeu, horário em que o astro estará mais próximo da Terra, ocorrerá das 02h48 às 08h30.

 

Chuva de meteoros Delta Aquáridas – 28 de julho

Com uma média de 20 meteoros por hora em seu ápice, a chuva de meteoros Delta Aquáridas. Esse banho de luz recebe esse nome, porque a chuva de meteoros ocorre na Constelação de Aquário. Para ver melhor esse acontecimento, o local ideal é no leste (direção do mar) após meia-noite.

 

Superlua – 11 de agosto

Seguindo a mesma linha da Superlua do dia 13 de julho, o astro continua na fase Nova, permitindo uma observação não completa. O perigeu acontece entre às 09h58 e 18h06 do dia 11.

 

Chuva de meteoros Perseidas – 12 de agosto

A chuva de meteoros com a maior média de estrelas cadentes traz 150 meteoros por hora. O evento ocorre entre os dias 7 de julho e 24 de agosto, com seu ápice no dia 12. Os recifenses poderão assistir de forma privilegiada, já que o melhor lugar para visualização é a Região Nordeste, em um lugar sem muitas luzes da cidade e após a meia-noite.

 

Eclipse total da Lua – 27 de julho

O eclipse total lunar é o evento que ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua se encontram próximos ou em perfeito alinhamento, estando a Terra no meio dos outros dois corpos. O eclipse poderá ser visto na América do Sul – em todo o Brasil –, África e outras regiões.

 

Chuva de meteoros Orônidas – 23 de outubro

A chuva de meteoros Orônidas ocorre entre os dias 2 de outubro a 7 de novembro, com seu ápice no dia 23, chegando a uma média de 60 estrelas cadentes por minuto.

 

Chuva de meteoros Leônidas – 17 de novembro

O banho de luz que ocorre no momento mais intenso dessa chuva chega a 40 meteoros por hora. Seu auge é a partir da meia-noite, do dia 17 para o dia 18, chamando olhares para a Constelação de Leão.

 

Chuva de meteoros Geminidas – 13 de dezembro

A chuva de meteoros Geminidas ocorre entre os dias 4 e 17 de dezembro, com seu ápice no dia 13. Com uma média de 120 meteoros multicoloridos por hora, a partir da meia noite.

 

Redação com informações do Diário de Pernambuco

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Trens urbanos de João Pessoa não irão circular no feriado do Dia do Trabalhador

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa divulgou um comunicado nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Vice-governador Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Operação da Polícia Civil no Cariri prende quatro suspeitos e apreende armas e munições

Uma ação conjunta da Polícia Civil da Paraíba, com equipes da Delegacia de São João…

29 de abril de 2024

Caminhão tomba e motorista fica ferido, na BR-230 em Campina Grande

Um acidente envolvendo um caminhão deixou o motorista ferido e parcialmente interditou a BR-230, em…

29 de abril de 2024

Procon de Campina Grande apreende mais de 75 produtos vencidos em mercadinho no bairro das Cidades

Mais de 75 produtos alimentícios com data de validade vencida foram retirados pelo Procon de…

29 de abril de 2024

Casa de shows em João Pessoa é interditada pelos Bombeiros após desabamento durante festa

Uma casa de shows localizada no bairro do Portal do Sol, em João Pessoa, foi…

29 de abril de 2024