Categorias: Brasil

15 de Março – Dia Estadual Antifumo

PUBLICIDADE

A Vigilância Sanitária em comemoração ao 15 de março, dia em que se comemora o dia estadual “Anti Tabagismo“, participa junto com a Secretaria de Saúde da Semana de Saúde nas Escolas 2013, lançado pelo Ministério da Saúde e da Educação.

 

 

Segundo o Coordenador da Vigilância Sanitária, Petrônio Gouveia, as palestras estão sendo realizadas nas escolas públicas do município, tendo como público alvo os alunos do ensino fundamental com idade entre 12 e 15 anos. “É nessa faixa etária que acontece o primeiro trago, por incentivo ou curiosidade, e estamos fazendo a prevenção, conscientizando essas crianças e adolescentes de que o cigarro não traz nada de bom, não é nada bonito ou charmoso, ao contrário, pretendemos que o jovem de hoje seja o cidadão não fumante de amanhã. O cigarro possui muitas substâncias que prejudicam o nosso sistema nervoso e causam danos irreparáveis ao físico”, analisou Petrônio Gouveia.

 

 

A cidade de Patos foi o primeiro município brasileiro a instituir a lei municipal antifumo, lei de n° 3.597/2007, sancionada no dia 27 de julho de 2007, que estabelece o Dia Municipal de Combate ao Fumo em Ambientes Fechados.

 

 

Durante todo o dia de hoje, a equipe da Vigilância Sanitária está realizando a sinalização nos estabelecimentos pela cidade. São adesivos que identificam os ambientes nos quais é proibido fumar.

 

 

Fumantes Passivos

 

 

A fumaça exalada por cigarros ou qualquer produto que seja derivado do tabaco é denominada poluição tabagística ambiental (PTA). Por ser extremamente tóxica, a inalação dessa fumaça por pessoas não fumantes é chamada de tabagismo passivo ou fumo passivo.

 

 

A adoção de ambientes livres do fumo é o único modo de proteger a população das doenças causadas pela PTA, já que ficou comprovado que não existem níveis seguros de absorção da fumaça de cigarros.

 

 

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente dois bilhões de pessoas são vítimas do fumo passivo no mundo, sendo que destas, 700 milhões são crianças, que sofrem com maior incidência de bronquites, pneumonia e infecções de ouvido, entre outras doenças. No Brasil, as crianças são 40% das vítimas do fumo passivo.

 

 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Fifa nomeia vice-presidente da CBF para comissão de competições femininas

Paraíbana no poder. A vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e presidente da Federação Paraibana de Futebol…

18 de dezembro de 2025

PF e PMPB deflagram ação contra grupo que usava aviões para transportar droga

Uma operação conjunta da Polícia Federal com apoio da Polícia Militar da Paraíba, por meio…

18 de dezembro de 2025

PRF cumpre mandado de prisão por tráfico de drogas durante fiscalização no Sertão

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) cumpriu um mandado de prisão na noite dessa quarta-feira (17),…

18 de dezembro de 2025

Incêndio de grandes proporções atinge terreno de fábrica têxtil e casas vizinhas no Geisel

Um incêndio de grandes proporções atingiu na noite dessa quarta-feira (17), a parte traseira de…

18 de dezembro de 2025

Cabo Gilberto revela detalhes da primeira reunião como novo líder da oposição na Câmara Federal

O deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL-PB) revelou, nesta quarta-feira (17), os primeiros passos após…

18 de dezembro de 2025

Senado aprova PL que reduz pena de Bolsonaro e outros condenados por tentativa de golpe: veja voto dos paraibanos

O Senado Federal aprovou, nessa quarta-feira (17), o chamado PL da dosimetria, que prevê a…

18 de dezembro de 2025