A Paraíba o tempo todo  |

Varíola dos Macacos: secretário recomenda volta ao uso da máscara e notificação de casos suspeitos

Imagem de microscópio mostra vírus causador da varíola do macaco — Foto: Cynthia S. Goldsmith, Russell Regner / CDC via AP

O secretário adjunto de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, afirmou que a Secretaria vem adotando ações preventivas de regulação de pacientes com suspeita da contaminação pela Varíola dos Macacos. Atualmente, a Paraíba não possui nenhum caso suspeito. Apenas dois estão sendo investigados no Brasil, sendo um no Ceará e outro no Rio Grande do Sul.

Jhony explica que embora a transmissibilidade não aconteça com a mesma facilidade que o vírus da covid-19, é preciso manter cuidados semelhantes para prevenir-se contra a doença que já foi registrada em 14 países.

– Trata-se de um vírus de baixa transmissibilidade, diferente do coronavírus, além de possuir índices de mortalidade muito baixos. A Secretaria de Estado da Saúde tem realizado reuniões com os Hospitais Universitários na Paraíba, em conjunto com o Hospital Clementino Fraga, justamente para mapearmos o fluxo de atendimento e regulação desse tipo de paciente – afirmou em entrevista concedida à emissora de rádio de João Pessoa nesta quarta-feira (1º).

De acordo com o secretário, qualquer caso suspeito precisa ser comunicado e monitorado pela Secretaria de Estado da Saúde. “Continuamos recomendando o uso da máscara porque a transmissão da Varíola dos Macacos também pode se dar por gotículas respiratórias, além do contato pele a pele, que é a principal forma de transmissão”.

 

PB Agora

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe