A Paraíba o tempo todo  |

USF integrada Ipiranga realiza ação com gestantes para estimular o parto humanizado

 Uma atividade realizada pela Unidade de Saúde da Família (USF) Integrada Ipiranga, localizada no bairro do Valentina, promoveu na manhã desta quinta-feira (24), um momento de relaxamento para as usuárias gestantes voltada ao estimulo do parto humanizado.

“São atividades que estimulam o parto humanizado e são voltadas ao conforto maior no período da gestação e que ajudam a gestante a identificar o trabalho de parto facilitando para que a mulher se prepare para o parto normal”, explica Patrícia Domingos, enfermeira da USF responsável por organizar a ação.

Na ocasião foi realizada uma roda de conversa com nutricionistas do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) onde as usuárias receberam orientações sobre os alimentos corretos para o período e aproveitaram para tirar dúvidas, além da hidroterapia, atividade realizada na água, que consiste no alongamento para relaxamento e fortalecimento da musculatura pélvica. “A hidroterapia incentiva o desenvolvimento da criança dentro do útero da mãe e melhora a respiração da mulher, dentre outros benefícios e é muito indicada ao período gestacional já que incentiva o parto mais humanizado”, explica o fisioterapeuta e apoiador da USF, Iranildo Nunes.

Rebeca Nayara está no oitavo mês de gravidez, mas desde o inicio tem a certeza do parto humanizado. “Eu quero ter minha filha pelo método natural e essas atividades, não apenas as externas, mas as que acontecem na unidade, são muito boas porque estão me deixando mais segura e com mais confiança para quando o momento chegar e vejo que ajuda as outras mães a perderem medos e ganharem confiança, é uma atividade tranquilizante e só nos trás benefícios pra gente e pros nossos bebês”, comenta a estudante.

Essas atividades externas com gestantes são uma continuação do trabalho desenvolvido dentro da USF através do programa Rede Cegonha e do Pré-Natal. Além das atividades com as gestantes a USF integrada Ipiranga também tem desenvolvido trabalhos com crianças (puericultura) e mulheres no climatério, período que antecede a menopausa.

Atenção Básica – Prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação. Essas são as prioridades da Atenção Básica da Secretaria de Saúde (SMS) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) para o atendimento à população e o cuidado com a saúde da família, oferecendo aos usuários uma rede integrada de serviços.

A cada mês são realizados aproximadamente 370 mil atendimentos nas Unidades de Saúde da Família (USF).

Nas USFs são oferecidos serviços básicos para o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) como, por exemplo, dor de garganta sem febre, cólica abdominal ou menstrual, casos de viroses, febre, resfriados, tosses, vômitos, diarréia, hipertensão leve e mal estar em geral. Além disso, as pessoas também podem procurar uma USF quando precisar fazer um curativo, nebulização ou verificar a pressão arterial.

Dentro da política de prevenção, em cada USF são realizadas consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, oferecendo também o exame citológico, marcação de outros exames e consultas especializadas, além de ações educativas para os usuários e planejamento familiar.

Os atendimentos básicos são realizados no local, enquanto as especialidades são encaminhadas para os serviços especializados, por meio de agendamento. O atendimento ao público acontece de segunda a sexta-feira no período das 7h às 11h e das 13h às 17h. Para ser atendido, é necessário o usuário apresentar o cartão do SUS.

Ao todo, a população conta com 186 equipes de saúde da família, que estão distribuídas em 100 unidades nos bairros de João Pessoa. As equipes realizam, também, visita domiciliar nos períodos da manhã e da tarde, seguindo uma programação dentro da região de cobertura.

Além das USF, o município ainda disponibiliza as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para os moradores das áreas que não recebem cobertura das equipes de saúde da família. Ao todo, o município possui cinco UBS distribuídas pela cidade e que também funcionam de segunda a sexta-feira. São elas: Unidade de Saúde das Praias (Tambaú), UBS Maria Luiza Targino (Bairro São José), UBS Francisco das Chagas Soares (Treze de Maio), UBS Lourival de Gouveia Moura (Alto do Céu) e UBS Mandacaru.

 

 

Secom-JP

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe