A Paraíba o tempo todo  |

Sociedade Brasileira de Dermatologia afirma que surto de lesões que provocam coceira é causado por mariposas

Foto: SBD / Divulgação

Em nota técnica emitida nesta quarta-feira (7), a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) afirmou que uma espécie de mariposa seria a causa do surto de lesões que causam coceira, registradas em ao menos 21 cidades pernambucanas. A mesma hipótese também havia sido considerada pela Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde do Recife.

De acordo com a nota, ficou comprovada a existência de cerdas liberadas pelas mariposas do gênero Hylesia nos exames feitos e esse material pode permanecer na pele por dias e até semanas, causando a dermatite.

A hipótese de ‘sarna’ foi descartada pelos pesquisadores devido ao tipo de transmissão, à distribuição e aspecto das lesões e ao fato de que nenhum ácaro foi achado em muitas amostras de exame.

TRATAMENTO

A forma de como tratar a dermatite varia de acordo com intensidade dos sintomas. No caso de lesões mais localizadas a orientação e que seja feita aplicação de medicações em creme, com corticoides, que têm poder anti-inflamatório, muitas vezes associados a anti-histamínicos, para reduzir essa coceira, e em casos muito acentuados, corticoides orais, segundo dermatologistas.

Também é recomendado que os pacientes apliquem compressas frias nas lesões, mas que, principalmente, procurem unidades de saúde para receberem tratamento adequado. Não é recomendada a automedicação.

Redação
com informações do g1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe