Por pbagora.com.br

 A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), imunizou mais de 124 mil pessoas contra o vírus da gripe, atingindo a meta de proteger 80% da população de 155 mil, considerada grupo de risco. A campanha de vacinação no município teve início no dia 22 de abril e foi encerrada nesta sexta-feira (30).

De acordo com a coordenadora de Imunização da SMS, Chiara Dantas, as pessoas incluídas no público alvo da campanha, mas que ainda não foram imunizadas, poderão se dirigir à Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima para receber a dose da vacina.

“Encerramos a campanha, pois atingimos a meta de imunizar 80% do público alvo. Porém, enquanto tiver pessoas do grupo de risco procurando, nós estaremos vacinando”, afirmou.

A campanha tem como público alvo crianças de seis meses até menores de cinco anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar.

A coordenadora de Imunização da SMS ressaltou a importância da vacinação contra a gripe. “A chuva está aumentando e o período de frio contribui para o contágio da doença. Então este é o momento da população se imunizar, porque a vacina demora aproximadamente 15 dias para proteger”, explicou Chiara Dantas.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e Influenza B). A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da OMS. Esta definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe.

Reações e contraindicação – Após a aplicação da vacina, pode ocorrer, de forma rara, dor no local da injeção e eritema. São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos passam, na maioria das vezes, em 48 horas. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Como prevenir a gripe – Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. Se isso ocorrer, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável, além de não compartilhar alimentos ou copos e toalhas de uso pessoal.

Pessoas com qualquer tipo de gripe devem evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, como também não devem usar medicamentos sem orientação médica e procurar o médico ou unidade de saúde mais próxima.

 

 

 

Secom-JP

Notícias relacionadas

JP reforça vacina de quem tomou 1ª dose até 14 de março; e imuniza pessoas a partir de 56 anos

A Prefeitura de João Pessoa segue imunizando com a dose de reforço da vacina Butantan/Coronavac contra a Covid-19 e, nesta segunda-feira (19), atende a população que tomou a primeira dose…

Medidas contra a covid devem continuar para evitar novo pico, diz secretário

Nesta segunda-feira (19), o secretário Executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, declarou que a Paraíba espera um maior repasse de vacinas da Coronavac…