Por pbagora.com.br

 Envelhecer com qualidade de vida. Esse será o tema discutido durante as diversas atividades da Semana Municipal do Idoso 2015, que será aberta nesta quarta-feira (23). A solenidade será às 14h, no auditório do Serviço Nacional do Comércio (Senac), no Centro, com a mesa redonda Velhice Ativa. A programação segue até o dia 9 de outubro, com apresentações culturais, atividades lúdicas, oficinas, fórum de debate e mostra de talentos.

O evento é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com outras secretarias municipais e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI). Os encontros acontecerão em vários locais, nos horários da manhã e tarde. Confira a programação completa no link: http://goo.gl/Urg8cZ.

Irene Delgado, presidente do Conselho, ressalta que este evento é um momento muito importante na luta pela efetivação do Estatuto do Idoso. “É um momento em que visamos conscientizar a pessoa idosa sobre seus direitos, garantindo a promoção, prevenção e proteção dos direitos fundamentais, tais como saúde, cultura, lazer, esporte, cidadania, liberdade, dignidade, respeito à convivência familiar e comunitária”, destaca. A Semana do Idoso foi criada através da lei nº 11.676/2009.

Programas e serviços – A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) garante o atendimento ao idoso em programas e serviços oferecidos nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), da Cidadania (CRCs), Especial da Assistência Social (Creas) e nos Grupos de Convivência por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Segundo Irene, toda a rede municipal de serviços está disponível ao atendimento às necessidades da pessoa idosa, cumprindo, assim, a universalidade e igualdade constitucional. “A luta do cotidiano é pela melhoria dos espaços físicos e acessibilidade da cidade, além do atendimento à saúde, à assistência social, entre outros”, destaca.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), João Pessoa tem cerca 84.693 idosos, o que representa um percentual de 11% da totalidade da população do município.

 

 

Secom-JP

Notícias relacionadas

Brasil vê média móvel de mortes por Covid subir após 15 dias de queda

O Brasil registrou 971 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando neste domingo (16) 435.823 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos…

Infectologista alerta para importância da vacinação contra Influenza

Com a campanha de imunização em pleno andamento no Brasil, o médico infectologista e diretor do Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa, Fernando Chagas, alertou para a importância da vacina…